Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

8 de agosto, 2020

Resiliência em tempos de pandemia

A resiliência é a capacidade de lidarmos com os problemas, adaptarmo‑nos à mudança e superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Implica encontrar estratégias para enfrentar e superar as adversidades, mantendo a saúde mental e encarando os problemas como fazendo parte da trajectória da vida. Muitas vezes, depois de algu acontecimento traumático, até se atinge um patamar superior no crescimento pessoal. Tornamo‑nos mais fortes!

 

Conhecermo‑nos é fundamental para o nosso bem‑estar pois, quando passamos por situações imprevistas e que nos amedrontam, o stress pode causar danos na nossa auto‑estima. A situação da pandemia veio agravar a insegurança, essencialmente naqueles que têm (ou seus familiares) doenças crónicas que já os preocupavam. Depois do medo inicial, o importante é saber gerir o nosso dia‑a‑dia, sem cair em exageros. É aqui que a resiliência vai “jogar” a nosso favor. Vamos dominar a ansiedade com actividade que nos proporcionam bem‑estar; vamos respeitar as normas de segurança para evitar o contágio e, encontrar (no nosso íntimo) estratégias para enfrentar este novo presente e futuro.

 

Marco Aurélio, imperador romano e filosofo, um dia disse “Não é o mais inteligente, nem o mais forte que vai sobreviver, mas aquele que sabe adaptar‑se à mudança”. Como esta frase me faz sentido! A todos nós! Todos os dias há factores que nos escapam ao nosso poder de actuação, há sempre imprevistos de diferentes graus de gravidade que nos põem á prova…não nos podemos é esquecer que os problemas são situações em vias de resolução! E em situações extremas, convém mudar aquilo que é possível mudar ou aceitar o que não podemos mudar.

Tudo na nossa vida é cíclico, o ser humano continua a evoluir e a aperfeiçoar‑se ao longo dos tempos! É a nossa história!

 

Últimas Opiniões de Helena Barroso