Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

6 de dezembro, 2019

Tremor das pálpebras

O tremor das pálpebras e muito comum e, normalmente, sem gravidade. Pode ser devido ao cansaço dos músculos das pálpebras, como se fosse uma pequena cãibra como em qualquer outra parte do corpo. Costuma acontecer numa pálpebra e não ultrapassar os dois dias de duração.

 

Entre as causas mais comuns temos:

 

- Stress – provoca várias alterações no organismo, especialmente no funcionamento dos músculos, sendo que os  músculos mais pequenos são os mais afectados movimentando-se involuntariamente.

 

- Privação de sono – quando se dorme menos de sete horas por noite, os músculos dos olhos ficam muito cansados, em que as pálpebras se tornam mais “fracas” e tremem.

 

- Falta de vitaminas ou desidratação – a falta de vitaminas essenciais, como a vitamina B12 ou minerais como o potássio ou magnésio podem provocar espasmos involuntários dos músculos, incluindo as pálpebras. A pouca ingestão de água pode levar à desidratação do organismo o que também enfraquece os músculos e poder causar o tremor palpebral.

 

- Consumo excessivo de café ou álcool – beber mais de cinco cafés por dia ou mais de dois copos de vinho pode aumentar o tremor palpebral.

 

- Problemas de visão – Quando os olhos “trabalham em excesso” pode levar ao tremor involuntário. Ficar muitas horas em frente ao computador, uso de lentes de contacto ou medicamentos que potenciem a secura ocular podem levar a
este problema.

 

- Alergias – as alergias podem dar vários sintomas relacionados com os olhos como vermelhidão, comichão, produção excessiva de lágrimas ou tremor palpebral, sendo que deve ser evitado o coçar dos olhos como preventivo.

 

Se este problema ocorrer de forma continuada (mais de dois dias seguidos) e não identificar nenhuma causa que possa melhorar, deve consultar o seu médico de família ou um oftalmologista.

Últimas Opiniões de Helena Barroso