Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

4 de março, 2022

Vacinação contra a gastroenterite (a rotavirus) em crianças

A doença por rotavírus tem geralmente uma gravidade ligeira a moderada, atingindo predominantemente crianças com menos de dois anos de idade e crianças com outras comorbilidades (outras doenças).

 

O rotavírus é uma das principais causas de diarreia em crianças podendo ser acompanhado de náuseas, vómitos e dor abdominal. É de transmissão fecal-oral e vai infectar as células que revestem o intestino delgado.

 

É, geralmente, uma doença fácil de controlar, sendo o tratamento feito com muita hidratação para restabelecer os líquidos e electrólitos perdidos na diarreia.

 

Os dados epidemiológicos existentes em Portugal são escassos o que ainda não permite uma adequada caracterização do impacto desta doença nas crianças nem o seu impacto social. No entanto, estudos apontam que a incidência desta doença é variável de ano para ano.

 

A nível hospitalar os dados indicam que o internamento por gastroenterites por rotavírus é responsável por um em cada três internamentos, sendo estes de curta duração (três a quatro dias), não havendo óbitos atribuíveis a esta doença.

 

Assim, a Comissão de Vacinação e Peritos, assim como a Sociedade Portuguesa de Pediatria considera como risco, em que devem ser vacinadas contra o rotavírus as crianças pré-termo, de baixo-peso e portadoras de doenças graves.

 

O importante é que na vigilância infantil, nas consultas da sua unidade de saúde, este assunto seja falado e definido com o seu Médico e Enfermeira de Família.

 

Mais uma vez, a Prevenção, é fundamental!

Últimas Opiniões de Helena Barroso