Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

5 de janeiro, 2023

Conversas Holísticas – 9 dicas de Autocuidado para 2023

O Autocuidado tornou-se uma estratégia valiosa para aliviar os sintomas de ansiedade. Em 2022, um em cada cinco portugueses foram afectados por perturbações de ansiedade. É um termo excessivamente utilizado - quase três mil milhões de pesquisas no Google - por isso é mais importante do que nunca fazer um inventário do que nos faz felizes.

Como podemos cuidar de nós próprios, tanto física como emocionalmente, sem depender de produtos caros?

1. Agenda no teu calendário uma chamada regular com alguém que te faz feliz.

2. Inclui movimento que te faz sentir bem no teu calendário (ex: HIIT, boxe, natação, corrida, yoga).

3. Cozinha uma refeição reconfortante.

4. Desliga-te das redes sociais e afasta-te do teu telemóvel durante determinados períodos de tempo do teu dia.

5. Toma um duche ou um banho mais demorado.

6. Incorpora a meditação na tua rotina. Esta prática melhora a concentração e atenção, reduz a ansiedade, e tem vários benefícios neurológicos.

7. Define afirmações diárias ou mensais - declarações que aludem a objectivos que desejas atingir e que te lembram que estás no bom caminho.

8. Faz as tuas próprias versões de produtos de autocuidado (ex: máscaras faciais).

9. Faz das práticas de autocuidado uma parte regular da tua rotina. Cuidar de ti não precisa de ser um evento elaborado e planeado. Pode ser tão pequeno como uma caminhada diária de 10 minutos para terminar a tarde. 

Pequenos passos diários de autocuidado na tua rotina terão um grande impacto na tua saúde e felicidade. Lembra-te que estas práticas não substituem o apoio profissional para condições de saúde mental.

Últimas Opiniões de Joana Oliveira