Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

3 de fevereiro, 2023

Conversas Holísticas – Como construir o músculo da Gratidão?

Construir o músculo da gratidão é fácil de fazer, mas é preciso um pouco de prática para o dominar. Ao estarmos mais conscientes daquilo por que estamos gratos, podemos encontrar ainda mais razões para nos sentirmos gratos. Como podes aumentar esta consciência?

1. Se ainda não tens um diário da gratidão, começa o teu já hoje! Escreve cinco coisas pelas quais estás grato ao levantar ou ao deitar. Pode ser tão pequeno como aqueles sapatos novos ou tão grande como uma cirurgia bem‑sucedida. 

2. Escreve uma carta de agra‑ decimento a alguém ou a ti próprio.

3. Disfruta de tempo de qualidade com as pessoas de quem mais gostas, sentir‑te‑ás grato por tê‑las na tua vida.

4. Passa tempo na natureza. Passar tempo ao ar livre não é apenas uma boa oportuni‑ dade para absorver vitamina D, é um momento perfeito para praticar a gratidão. Olha para a beleza que te rodeia, absorve os sons e os cheiros do ar livre.

5. Faz voluntariado.

6. Compromete‑te a um dia por semana sem queixas. Evita queixares‑te de tudo e mais alguma coisa durante um dia inteiro. Em vez disso, identifica coisas pelas quais estás grato mesmo em situações frustrantes. Se tiveres de cancelar planos para terminar um projeto de trabalho, concentra‑te na sorte que tens em ter trabalho que te permite pagar e ter planos.

7. Em vez de dizeres “obrigado” de forma distraída, explica o porquê de estares agradecido, agradece realmente! Agradece ao condutor do teu autocarro, à pessoa que te serve o café de manhã ou ao colega que te segura a porta do elevador. Reconhece as pessoas que fazem a diferença no teu dia.

 

Lembra‑te ‑ “Quanto mais agradeces, mais a vida te dá para agradecer”

Últimas Opiniões de Joana Oliveira