Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

4 de novembro, 2022

Conversas Holísticas – Como o stress afecta o coração e o que podes fazer a esse respeito?

As doenças cardíacas continuam a ser a causa número um de mortes em todo o mundo, e embora existam muitos factores, o stress é um componente importante que é muitas vezes ignorado.

O coração é um órgão do tamanho de um punho que bombeia sangue oxigenado para todo o corpo e o seu funcionamento é afectado por dois sistemas corporais principais: o sistema nervoso e o sistema endócrino.

O sistema nervoso é responsável por enviar sinais ao coração para abrandar ou acelerar. Quando estás calmo e relaxado, o teu ritmo cardíaco abranda. Quando estás excitado ou stressado, o teu ritmo cardíaco acelera.

O sistema endócrino funciona em conjunto com o sistema nervoso, libertando hormonas que determinam não só o funcionamento do coração, mas também o funcionamento de outros órgãos vitais. Em situações de stress, o teu corpo aumenta a produção de cortisol. Esta hormona prepara o teu corpo para agir: as tuas pupilas dilatam; o sangue corre para as extremidades; os teus sentidos são aprimorados; e o teu ritmo cardíaco aumenta rapidamente, aumentando a tua pressão sanguínea. Em eventos extremamente stressantes, esta produção de cortisol pode ajudar a manter-te seguro, mas a exposição prolongada ao cortisol terá um impacto negativo na saúde do teu coração.

Embora existam componentes genéticos a considerar, a prática da gestão do stress é crucial para evitar complicações de saúde, especialmente se tiveres um risco genético. 

O que podes fazer para reduzir o stress?

Exercita-te diariamente;

Inclui práticas de meditação e respiração para encontrar uma sensação de calma;

Opta por uma dieta saudável e nutritiva;

Hidrata-te;

Mantém as tuas relações saudáveis e liberta-te de pessoas tóxicas;

Prioritiza o sono (7 a 9h)

e práticas de autocuidado.

Últimas Opiniões de Joana Oliveira