Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

20 de janeiro, 2023

Conversas Holísticas – Qual a importância da prática diária da Gratidão?

Mudar a forma como pensamos pode ter um efeito profundo na forma como nos sentimos e no nosso bem‑estar geral. A Gratidão funciona através do envolvimento de emoções positivas que têm benefícios físicos directos na nossa saúde e alteram a forma como percebemos e interpretamos o nosso dia‑a‑dia. A investigação mostra que a prática da gratidão está associada a níveis mais elevados de felicidade.

A gratidão faz‑nos sentir bem, permite‑nos ter melhores experiências emocionais, melhora a nossa saúde e permite‑nos construir relações mais fortes.

Estudos demonstraram que a gratidão pode diminuir a pressão arterial, fortalecer o nosso sistema imunitário (sistema de defesa do nosso organismo), e também diminuir o cortisol (hormona do stress). Além disso, ajuda a reduzir os sintomas de depressão, melhorando o nosso estado de espírito. 

A área do cérebro associada à gratidão faz parte das redes neurais ativadas quando sentimos prazer. Esta região está ligada à parte do cérebro responsável pela regulação emocional básica, como o ritmo cardíaco e os níveis de excitação. Está associada ao alívio do stress e da dor.  A gratidão melhora também a qualidade do sono e aumenta a sua duração. Lembra‑te que o sono é pilar fundamental para uma boa saúde, pelo que é crucial ter uma rotina noturna saudável e uma boa higiene do sono. 

Começa já hoje a praticar a Gratidão – antes de ires dormir, escreve no teu diário de gratidão 3 a 5 coisas do teu dia pelas quais estás grato. Verás a tua vida melhorar de forma exponencial e a todos os níveis!

 

Últimas Opiniões de Joana Oliveira