Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

16 de dezembro, 2022

Crónica do tempo natalício

Vivemos numa Europa dilacerada pela guerra e pela ameaça de recessão económica. Até a corrupção chegou às instituições europeias, supostamente aquelas que deveriam servir de exemplo para todos os cidadãos.

Por cá, acabou a novela Ronaldo. Somos, temos de o admitir, um povo que curva a espinha perante os poderosos mas que não lhes perdoa quando estão na “mó de baixo”. Como dizia um jornalista, “vivemos num país de invejosos e de chicos espertos”. Um país que se esquece, por exemplo, de que ainda em 2021 foi inaugurada uma unidade no hospital Santa Maria, doada por Cristiano Ronaldo. Sim, esse mesmo ser humano que tem falhas como qualquer um de nós e a quem está a ser difícil aceitar o seu declínio como futebolista. Alguém postou e bem na net que “se os portugueses fossem tão exigentes com os políticos, como são para Cristiano Ronaldo, Portugal estaria um pouco melhor!”

E já que estamos a falar em desporto, devemos orgulhar-nos de 2 jovens que vivem em Fátima e que são um exemplo de como conseguem superar as suas barreiras físicas. O Samuel Omoruyi e a Ana Sofia Costa são utentes do Centro João Paulo II. O Samuel conquistou a medalha de ouro em tricicleta nos IWAS World Games, na prova de 200 metros, categoria de sub 20, na classe RR 1.  A Ana, no dia 10 de Dezembro venceu a final da classe BC3, tornando-se campeã mundial de Boccia, no Rio de Janeiro. A sua determinação, a sua vontade de viver, de lutar, fazem com que sejam um exemplo para todos nós.

Em Fátima ganham especial sentido nesta época as iniciativas natalícias. No dia 17 de Dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, quase coincidindo com o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus. O 266.º Papa da Igreja Católica, adoptou o nome de Francisco, homenageando assim o Santo de Assis, a quem se deve o primeiro presépio.

Nesta época em que tanto se celebra a fraternidade humana, a cidade tem o exemplo vivo desta mensagem no presépio de grandes dimensões que está na Avenida D. José Alves Correia da Silva e que foi construído por utentes e funcionários da Comunidade Vida e Paz. Também é notório o esforço da Câmara Municipal em dignificar esta quadra natalícia, com a iluminação colocada na nossa cidade. Pena é queesse esforço não se estenda a uma programação cultural para quem nos visita nesta altura. É notório, ano após ano, o aumento do número de famílias que vêm festejar o Natal a Fátima e ficam alojadas nos hotéis. Mas isto já é um problema muito velho...

Valham-nos as iniciativas feitas por instituições da nossa cidade como é o caso, por exemplo, do Concerto de Natal do Santuário de Fátima, protagonizado pela Orquestra Filarmónica de Braga, no dia 18 de Dezembro, no Centro Pastoral de Paulo VI.

Termino com uma citação do Papa Francisco alusiva a esta época natalícia, retirada da sua Mensagem Urbi et Orbi, do Natal do ano passado. “(…) Muitas são as dificuldades do nosso tempo, mas a esperança é mais forte porque “um menino nasceu para nós”. Fica-nos a esperança (o que seria de nós sem ela) que estamos a comemorar um início, não uma data com fim marcado mas sim o começo.

Últimas Opiniões de José Poças