Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

14 de dezembro, 2023

Fechando um olho e com o outro fingindo não ver

1. Os dois filhos da activista iraniana Narges Mohammadi receberam, em seu nome, no passado domingo, o Prémio Nobel da Paz. A jornalista, actualmente detida no seu país, não vê os filhos há oito anos. O seu activismo já lhe custou 13 detenções, 31 anos de prisão  e 154 chicotadas. É culpada de defender o fim do uso obrigatório do hijab (véu islâmico que cobre os cabelos) e a abolição da pena de morte. Fiquei à espera de ver na televisão uma grande manifestação de protesto junto à embaixada do Irão, organizada pelas associações feministas, pelos movimentos de extrema esquerda em Portugal, pelos grupos dos direitos humanos. Nada. Não é preciso explicar porquê, pois não?

2. Rentes de Carvalho, no seu livro “A ira de Deus sobre a Europa”, exprime a sua visão desencantada de velho revolucionário sobre a extrema direita ter tanto poder na Holanda (acabou de vencer as eleições). Uma simples passagem, para reflexão: “o tom era novo e à semelhança de um stand-up comedian, ousava o confronto, não hesitando em chamar as coisas pelo seu nome. E o que lhe faltava em visão compensava-o ele com o modo como se apresentava e a acidez dos remoques”. Qualquer semelhança com Portugal não é simples coincidência. São os fracos e corruptos governantes que temos, que fazem crescer a extrema direita. É tão simples quanto isto.

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 15 de Dezembro de 2023.

 

https://www.noticiasdefatima.pt/como-colaborar

Últimas Opiniões de José Poças