Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

29 de fevereiro, 2024

Notas sobre as eleições

Nestes dias que correm, quase todas as atenções estão viradas para a campanha política. Estamos a preparar o nosso futuro, que em grande parte vai sair das escolhas que fizermos.

Na Roma antiga, os candidatos distinguiam-se por terem de envergar uma toga (manto largo) branqueada com giz, a candida. Quando Cícero concorreu ao consulado, o seu irmão mais novo Quinto Túlio, que viveu entre os anos 102 e 43 a. C., escreveu-lhe um breviário eleitoral, o Commentariolum Petitionis. Curiosamente continua actual, embora escrito há mais de dois mil anos. Refere as estratégias com o fim de conquistar a adesão do maior número de apoiantes, passando por ter comitivas de jovens que apregoavam as qualidades do candidato; as visitas aos locais onde está o “povo”, como mercados e festas, fazendo-se o candidato acompanhar de numerosa comitiva, ou ainda o ritual da prensatio, que consistia em apertar a mão a todas as pessoas, suplicando (literalmente) o favor do voto. Tudo valia, desde palavras de elogio até promessas de favores, que muitas vezes não poderiam ser cumpridas.

Regressando ao presente, duas notas de reflexão:

1. É importante percebermos que não vamos votar no presidente de um partido, mas sim numa lista de candidatos a deputados do distrito de Santarém. Havendo várias listas a concorrer, baseando-nos nas sondagens, apenas três se destacam: a do PS, a Aliança Democrática e o Chega.

Nos primeiros quatro lugares do PS temos Alexandra Leitão (de má memória para os colégios de Fátima enquanto foi secretária de Estado da Educação), Hugo Costa (Tomar), Mara Lagriminha (Coruche) e Francisco Dinis (Torres Novas). 

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 1 de março de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

 

Últimas Opiniões de José Poças