Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

11 de abril, 2024

O 25 de Abril de 1974, Vila Nova de Ourém e a reivindicação de Fátima – Parte II

No dia 6 de Maio de 1974 realizava-se a primeira reunião da Comissão Concelhia da C. D. E, no cine-teatro de Vila Nova de Ourém. Fundado em 1969, depois do 25 de Abril constitui-se como partido político, MDP-CDE, fazendo parte de quase todos os Governos Provisórios, com excepção do VI. A partir de 1976, coligou-se com o PCP, formando a APU.

A mesa desta reunião era constituída  pelo Tenente-Coronel José dos Reis Rodrigues, Rui Costa, Aguinaldo de Oliveira Santos e Joaquim Marcelino Espada. Assumindo a liderança, José Rodrigues deu a conhecer a constituição da Comissão Administrativa que, segundo ele, iria presidir aos destinos da Câmara Municipal:

Presidente – Tenente-Coronel José dos Reis Rodrigues, de Vila Nova de Ourém. Vogais – Joaquim Marcelino Espada, de Vila Nova de Ourém; Armando José Leitão Pereira, de Vila Nova de Ourém; Abílio Gonçalves Figueiredo, da Freixianda e Joaquim dos Reis (Barreirinho), de Fátima, proprietário da Pensão Santa Isabel.

Facilmente podemos constatar a forte representatividade da sede do concelho, complementada por um representante da parte norte do concelho (Freixianda) e outro da parte sul (Fátima).

Pertinentemente, um dos presentes, o Dr. Manuel Durão, questionou-o sobre a legalidade da futura Comissão Administrativa. O Tenente-Coronel José dos Reis Rodrigues retorquiu que, dado “o pouco tempo de que dispusemos, outra alternativa não nos restava do que nomear um elenco de inteira confiança, seguindo, deste modo, o procedimento das Forças Armadas e da Junta de Salvação Nacional, pois que para cargos de confiança - acentuou - só poderá ser nomeada gente de confiança.”

Houve uma forte contestação em algumas freguesias a esta tentativa arbitrária por parte da CDE de escolher os elementos da Comissão Administrativa. Na nossa freguesia de Fátima, realizou-se uma reunião nos dias 27 e 28 de Maio de 1974, no salão paroquial. Recorde-se que nesta altura ainda estava em funções a Junta de Freguesia, que tinha tomado posse em 1968, constituída pelo presidente João do Rosário Figueira, morador em Fátima; Manuel Martins de Oliveira, da Moita e Manuel Maria Pereira,  do Casal Farto.

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 12 de abril de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

 

Últimas Opiniões de José Poças