Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

18 de março, 2022

Os 25 anos da cidade de Fátima

 Há uma velha frase muito usada que refere “que o futuro se constrói hoje”. A fazer fé nesta afirmação, a vida da nossa cidade e da nossa freguesia também passa por estas comemorações dos 25 anos de elevação a cidade.

 

Para isso é necessário percebermos o nosso passado comum, o que nos foi unindo, o que foi permitindo que crescêssemos e nos fossemos afirmando cada vez mais a nível concelhio, regional e até nacional.

 

É fundamental mostrarmos que somos capazes de nos unir em torno de projectos que promovam Fátima, não só no presente, mas também a pensar no nosso futuro. E se é importante a criação do concelho, este não pode ser um acto de pronunciamentos mais ou menos voluntariosos ou de egos inflamados, mas sim devidamente estruturado, à volta de uma bandeira comum, aprendendo com os erros do passado. Até porque o velho ditado “dividir para reinar” infelizmente ainda existe e pode destruir este almejado sonho da grande maioria dos fatimenses.

 

Por enquanto, as preocupações estão centradas na celebração condigna dos 25 anos de elevação de Fátima a cidade. Mostrar o que somos, a nossa realidade e discutir o que poderá ser o futuro de Fátima. É por isso que estes eventos devem servir para mostrarmos o nosso dinamismo, a nossa cultura, a dinâmica das nossas associações.

 

Na próxima Terça Feira, dia 20 será apresentado o programa oficial dos 25 eventos que se irão realizar ao longo do ano e que, esperamos, tenham uma forte participação dos fatimenses. Se nos temos queixado (e bem) do relativo abandono, sobretudo a nível cultural, é tempo de mostrarmos a nossa união, participando nos eventos que se realizam na nossa terra. Relembro que neste momento a Junta está a recolher o contributo fotográfico dos hoteleiros e comerciantes, para a exposição a realizar no turismo.

 

A programação foi feita tendo como objectivo a futura criação de um calendário anual de eventos que atraiam pessoas, que os fixem mais de um dia em Fátima, que promovam a nossa cidade e a nossa freguesia.

 

As entradas da cidade já estão devidamente assinaladas com bandeiras lembrando as comemorações dos 25 anos de cidade. Em plena auto-estrada há um grande painel publicitário a evocar este quarto de século e a partir de terça-feira, dia 20 de Março, será também disponibilizado um novo site, www.cidadefatima.com, bem como estará disponível nas redes sociais (Facebook e Instagram), onde serão divulgados todos os eventos.

 

Por último, mas não menos importante, falar de desenvolvimento económico e cultural é falar também dos laços históricos mais profundos que nos unem às populações de S. Mamede, Santa Catarina da Serra, Nossa Senhora das Misericórdias e Atouguia. Foram criados laços de diálogo, cooperação e reflexão com os presidentes das Assembleias das Juntas acima referidas, que irão participar em vários eventos, aumentando assim a dinâmica e grandeza destas comemorações.

 

Toda esta programação só fará sentido se os fatimenses colaborarem e perceberem que estas são as SUAS comemorações dos 25 anos de Fátima.

Últimas Opiniões de José Poças