Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

10 de agosto, 2023

A causa do stresse

Enquanto especialista na área da saúde, encontrei na PNL (Programação Neurolinguística), uma metodologia revolucionária para o equilíbrio humano devido à sua capacidade de fornecer ferramentas práticas e eficazes para melhorar a qualidade de vida e promover o crescimento pessoal. De acordo com a PNL, qual é a causa do stress?

 

Segundo a PNL (Programação Neurolinguística), o stress não é causado directamente por eventos externos, mas sim pela maneira como interpretamos e reagimos a esses eventos. Por outras palavras, o stress é uma resposta que o nosso cérebro e sistema nervoso criam de acordo com a nossa percepção e interpretação da situação.

 

A PNL enfatiza que todos nós possuímos um conjunto único de filtros e padrões mentais que afectam a forma como percebemos, interpretamos e reagimos ao mundo em nosso redor. Esses padrões são formados por experiências passadas, crenças, valores e outros condicionalismos que influenciam a nossa maneira de pensar e agir. 

 

Nesta perspectiva, compreende-se que a causa do stress possa variar de indivíduo para indivíduo, pois cada sujeito desenvolve as suas próprias interpretações e responde emocionalmente de forma diferenciada às situações. Por exemplo, uma pessoa pode encarar uma apresentação no trabalho como uma oportunidade de crescimento e sentir-se entusiasmada, enquanto outra pode encarar a mesma situação como uma fonte de angústia e ansiedade.

 

A este propósito importa salientar, então, que a PNL procura disponibilizar ferramentas e técnicas para reprogramar os padrões mentais e criar uma resposta emocional diferente diante de eventos que normalmente causam stress. Ao utilizar técnicas de reenquadramento, ressignificação, mudança de crenças limitadoras e foco nas soluções, é possível alterar a percepção de uma situação e diminuir o nível de stress associado à mesma.

 

É importante ressaltar que a causa do stress pode ser multifactorial e envolver factores externos, internos e até mesmo questões biológicas. A PNL concentra-se na dimensão da interpretação e resposta pessoal ao stress, oferecendo abordagens para ajudar as pessoas a lidar de forma mais eficaz com essas questões emocionais.

 

Bem hajam.

 

 

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira