Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

10 de setembro, 2021

Fórmula de 6 passos para o êxito

Todos na vida esperamos ter êxito nos nossos objectivos, embora muitos não acreditem que merecem ser felizes e alcançar a realização. 

 

Por isso, é essencial acreditar que merecemos, que é possível e que somos capazes de realizar as nossas aspirações, sejam elas quais forem, atendendo naturalmente, ao realismo.

 

Assim, deixo-vos 6 passos para o êxito que, apesar de parecer óbvios, poderão não ser assim tão simples se não tivermos uma organização interior, minimamente, resolvida:

 

1) É fundamental saber exactamente o que quer! Aqui encaixam palavras como a “visão, direcção e clareza”. Quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Sem este aspecto definido, andaremos perdidos na vida, à deriva, como um moribundo.

 

2) Depois de definir de forma positiva o que quer, será altura de tomar decisões para conseguir o que deseja. Encaixamos aqui as palavras “acção, atitude, comunicação”. A definição de uma meta dada e a construção de um plano de acção farão toda a diferença. Entenda-se aqui “acção” como o seguir uma receita que nos leva do ponto A (estado actual) ao ponto B (estado desejado).

 

3) Após a definição da “estratégia” e do “plano de acção” torna-se essencial analisar as acções (o que funciona / o que não funciona). Fechar na agenda semanal e mensal um espaço para avaliar o que estamos a fazer. A nossa capacidade de avaliação, a qual chamamos “acuidade sensorial”, irá ajudar-nos a alcançar os resultados que pretendemos.

 

4) Após a análise regular das acções executadas, ou do processo definido, será diferenciador insistir e continuar a trabalhar no que realmente interessa e funciona. Para tal, torna-se essencial a “persistência”.

 

5) Naturalmente, após a análise e a clareza do que não está a funcionar, teremos de reformular e definir novos ou outros procedimentos ou, se se quiser, novas atitudes. Aqui, a palavra de ordem é “flexibilidade”. Afinal, “se o que está a fazer não está a funcionar, faça de outra maneira”.

 

6) Por fim, o que irá garantir o êxito é a “continuidade”, ou seja, seguir estes passos até se conseguir alcançar o que se quer.

 

Para saber mais sobre estes e outros aspectos que o ajudam a realizar mais e melhor a qualidade da sua vida pessoal e profissional, sugerimos que explore a Programação Neurolinguística, pois há em nós aspectos que facilmente conseguem sabotar esta fórmula para o êxito. Cabe-nos ultrapassá-los e resolvê-los.

 

Bem hajam e boas realizações!

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira