Notícias de Fátima
Autárquicas 2021 Religião Lazer Sociedade Educação Desporto Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB

Miguel Ferreira

10 de setembro, 2021

Fórmula de 6 passos para o êxito

Todos na vida esperamos ter êxito nos nossos objectivos, embora muitos não acreditem que merecem ser felizes e alcançar a realização. 

 

Por isso, é essencial acreditar que merecemos, que é possível e que somos capazes de realizar as nossas aspirações, sejam elas quais forem, atendendo naturalmente, ao realismo.

 

Assim, deixo-vos 6 passos para o êxito que, apesar de parecer óbvios, poderão não ser assim tão simples se não tivermos uma organização interior, minimamente, resolvida:

 

1) É fundamental saber exactamente o que quer! Aqui encaixam palavras como a “visão, direcção e clareza”. Quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Sem este aspecto definido, andaremos perdidos na vida, à deriva, como um moribundo.

 

2) Depois de definir de forma positiva o que quer, será altura de tomar decisões para conseguir o que deseja. Encaixamos aqui as palavras “acção, atitude, comunicação”. A definição de uma meta dada e a construção de um plano de acção farão toda a diferença. Entenda-se aqui “acção” como o seguir uma receita que nos leva do ponto A (estado actual) ao ponto B (estado desejado).

 

3) Após a definição da “estratégia” e do “plano de acção” torna-se essencial analisar as acções (o que funciona / o que não funciona). Fechar na agenda semanal e mensal um espaço para avaliar o que estamos a fazer. A nossa capacidade de avaliação, a qual chamamos “acuidade sensorial”, irá ajudar-nos a alcançar os resultados que pretendemos.

 

4) Após a análise regular das acções executadas, ou do processo definido, será diferenciador insistir e continuar a trabalhar no que realmente interessa e funciona. Para tal, torna-se essencial a “persistência”.

 

5) Naturalmente, após a análise e a clareza do que não está a funcionar, teremos de reformular e definir novos ou outros procedimentos ou, se se quiser, novas atitudes. Aqui, a palavra de ordem é “flexibilidade”. Afinal, “se o que está a fazer não está a funcionar, faça de outra maneira”.

 

6) Por fim, o que irá garantir o êxito é a “continuidade”, ou seja, seguir estes passos até se conseguir alcançar o que se quer.

 

Para saber mais sobre estes e outros aspectos que o ajudam a realizar mais e melhor a qualidade da sua vida pessoal e profissional, sugerimos que explore a Programação Neurolinguística, pois há em nós aspectos que facilmente conseguem sabotar esta fórmula para o êxito. Cabe-nos ultrapassá-los e resolvê-los.

 

Bem hajam e boas realizações!

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira