Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

31 de outubro, 2019

Melhore a sua auto‑estima

1 Transforme as suas lamentações em decisões. Deixe de lado a atitude passiva e assuma a responsabilidade de promover mudanças.

2. Escolha objectivos possíveis, mesmo que os tenha que conquistar pouco a pouco. Os objectivos irrealistas serão sempre a via fácil para a frustração e uma nova quebra de auto‑estima.

3. Desenvolva o seu auto‑conhecimento, colocando em questão os seus valores, definindo o que é realmente importante para si. Desta forma irá tomar melhores decisões tendo atitudes mais assertivas.

4. Assuma a responsabilidade dos seus actos e aceite‑se tal como é. Aqui não me refiro à resignação, mas à atitude constante de melhorar o que lhe for possível, sendo que mais vale “feito que perfeito”. Naturalmente esta melhoria será infinita, e será fundamental usar o tempo do perfeccionismo em activida‑ des mais produtivas e prazerosas.

5. Encare as falhas como o resultado das suas acções. Avalie e aprenda a lição, para que possa fazer os devidos reajustes e enfrentar os novos desafios. Afinal, não existe fracasso, apenas existe o feedback (o resultado das nossas acções).

6. Expresse os seus desejos e opiniões, respeitando as opiniões das outras pessoas, mesmo que não concorde necessariamente com elas.

7. Procure diversificar e ampliar as suas relações e relacionamentos.

8. As pequenas atitudes poderão significar muito: um telefonema, ir a uma festa com os amigos, a arrumação do quarto, etc.

9. Procure evitar a fuga aos problemas e obstáculos, usando maneiras pouco saudáveis (álcool, drogas, abusos...). O melhor será sempre enfrentá ‑los de forma optimista, sem subestimá ‑los.

10. Dê um passo de cada vez. O querer resolver tudo de uma só vez, quase sempre é insensato e pouco realista.

Bem hajam!

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira