Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

17 de abril, 2020

Manter a produtividade em tempos de Pandemia!

Vivemos agora o tempo da Pandemia, fomos levados por força das circunstâncias a alterar as nossas rotinas diárias e temos neste momento uma significativa percentagem da população a fazer o chamado “teletrabalho”. Esta não é uma realidade familiar a todos e por isso deixo aqui algumas sugestões que podem ajudá‑lo a manter a sua produtividade durante esta fase.

 

1. Defina um local para trabalhar! Todos nós ancoramos espaços! É essencial criar o nosso escritório em casa, mesmo que seja na mesa da sala, não importa, o que importa é que, nesta fase, aquele é o seu local de trabalho. E não vale trabalhar no sofá, escolha uma mesa de altura adequada e uma cadeira confortável, coloque‑se em “modo trabalho”.

 

2. Mantenha a sua rotina matinal e vista‑se! Levante‑se à mesma hora que costumava levantar‑se, faça exercício, tome o seu banho e vista‑se para trabalhar! Ao vestirmo‑nos passamos ao nosso cérebro a ideia de que estamos a ir a algum lado, de que vamos fazer alguma coisa! Desta forma conseguimos atingir níveis de energia mais altos para o nosso dia de trabalho.

 

3. Faça uma programação semanal e defina objectivos diários! Defina um cronograma e siga‑o à risca. Em casa facilmente será distraído por outros afazeres domésticos, o desafio é este: Desligue‑se! Assim que entra no seu local de trabalho, dedique‑se inteiramente ao seu trabalho, por isso é tão importante ter um espaço específico. Pode naturalmente fazer pequenos intervalos, nos horários em que os fazia habitualmente no seu dia‑a ‑dia, intervalos de 5 minutos e regressa ao trabalho. Os objectivos diários são de enorme importância, ajudam‑no a manter o foco e assim que estiverem cumpridos fica a saber que o seu trabalho terminou, mas mais do que isso, a cada objectivo cumprido é uma “injecção” de energia extra que acrescenta! Atingir metas estimula‑nos a conquistar mais!  No final de cada semana de trabalho defina a semana seguinte!

 

4. Mantenha o contacto com a sua equipa e colegas de trabalho! É importante manter as suas conexões, uma boa comunicação é crucial para o desenvolvimento de qualquer projecto e esta fase não é excepção! Comunicar‑se regularmente com a sua equipa de trabalho aumenta a qualidade da relação entre todos, ajuda a manter o foco colectivo e pode até ser um espaço para encontrar soluções mais criativas para os seus projectos.

 

5. Mantenha uma rotina saudável. Coma de forma saudável e mantenha os horários das refeições definidos, não salte refeições e não faça lanches em demasia! Lanches constantes tendem a deixá‑lo mais lento e menos produtivo!

 

6. Faça coisas novas! A verdade é que estando a trabalhar em casa não perde tempo em deslocações, use esse tempo para fazer coisas novas para as quais não tinha tempo! Dedique este tempo extra a ler aquele livro, a fazer aquele curso on‑line, a brincar com os seus filhos… qualquer coisa que lhe dê prazer! Isso vai aumentar os seus níveis de satisfação e que consequentemente vai aumentar os seus níveis de energia, que consequentemente farão aumentar, adivinhe, a sua produtividade!

 

Bem hajam.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira