Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Pedro Afonso

17 de março, 2023

“Como Ler Literatura?”

Como Ler Literatura? É a partir desta pergunta que Terry Eagleton convida o leitor a entrar nas áreas, algumas vezes desafiantes, da teoria e da crítica literária. Cada vez que se abre um livro surge diante dos olhos uma paisagem nova, cheia de símbolos a negro que contrastam contra um fundo branco. Inicialmente, esses símbolos aparecem como comuns e indistintos, iguais àqueles que banalmente encontramos por todo o lado, em casa e na rua. E, no entanto, no fim de alguns livros sentimos que nos foi dada a descobrir uma nova forma de ver o mundo. Com outros ainda, sentimos incerteza, descontentamento e até indiferença.

Apesar de juntarmos as letras que constroem as frases, e as frases que constroem um livro, será que sabemos de que é feita a literatura? Quão importante é a nossa opinião para compreender uma obra? A opinião do autor importa? E a do crítico? O que torna a linguagem literária especial?

Com excertos literários, Eagleton analisa os conteúdos e as formas dos textos, criando um guia para o leitor seguir e, posteriormente, aplicar às leituras. Os pequenos trechos que utiliza são muito diversos e vão do romance ao poema, do teatro à canção popular, assegurando que há espaço para todos. As análises mostram ao leitor o que é sensato esperar de uma leitura mais activa, mas também o que não é.

Conceitos como personagem, narrativa, linguagem e interpretação são debatidos num texto que é direccionado ao público menos experiente, mas que não deixa de ser agradável para os leitores com conhecimentos de análise e crítica textual. Não é a primeira vez que Eagleton escreve sobre as áreas da crítica e da teoria, mas é uma das mais acessíveis.

O livro oferece uma visão crítica e divertida que pretende estimular o interesse dos leitores que desejam mergulhar profundamente nos livros.

 

Últimas Opiniões de Pedro Afonso