Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Pedro Afonso

12 de novembro, 2022

Sugestões de Leitura: «Ilíada»

Porque não começar pelo início? A dado momento cada um de nós ouve falar da história de Aquiles. Podemos não ter a certeza onde começa ou quando acaba, qual a sua origem ou importância, mas o imaginário e a narrativa da Ilíada é uma parte incontornável da nossa história enquanto sociedade.

É difícil precisar a data da sua composição. Parece surgir de uma longa tradição de poesia oral que acabou por culminar, talvez no século VIII a.C., num manuscrito a que se chamou de Ilíada e que, durante muito tempo, se atribuiu a Homero.

Hoje em dia sabemos que se trata de um “poema homérico” e não um poema de Homero, que tem uma pluralidade de autores e que é o texto literário mais antigo da sociedade ocidental a que temos acesso.

Esta epopeia relata os últimos dias do cerco à cidade de Tróia, nos quais os Aqueus se preparam para reaver Helena de Tróia, a mais bela das mulheres. Páris, filho do rei de Tróia, havia seduzido e levado Helena, noiva de Menelau, como recompensa pelo seu julgamento divino. Por entre os Aqueus está Aquiles, com funesta cólera, que terá um papel decisivo na guerra entre gregos e troianos.

O herói da Ilíada é representado pelo feito físico, mas existem passos do texto que nos levam a questionar quem e o que é ser‐se herói, uma vez que o combate muitas vezes exige dos seus participantes a destruição do adversário. O épico, através da sua acção e símiles, levanta indirectamente problemas sobre a morte, a crueldade e o heroísmo. Entre os vários temas da obra salientam‐se ainda os temas do corpo, da honra e dos ritos fúnebres, assim como a dicotomia entre civilizado e selvagem.

Depois de se ler a Ilíada tudo nos lembra a Ilíada. É por todos os que ensinou e pelo seu papel no florescimento da nossa cultura que a sua estória se tornou uma raiz de quem somos.

Últimas Opiniões de Pedro Afonso