Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Vítor Frazão

21 de julho, 2023

Fátima a Concelho… manter viva a chama!

Aceitando, uma vez mais, o convite do Notícias de Fátima, vou dar seguimento ao desejo de muitos fatimenses que manifestam apoio a esta causa.

Antes, porém, manifesto reconhecida gratidão a Sua Santidade o Papa Francisco que, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, visita o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Uma palavra de estímulo, também, para a Juventude do mundo inteiro que, com ímpar fulgor e de mãos dadas, corporiza esta realização de multifacetado impacto: religioso, humanitário, social, económico, financeiro, turístico que levará a uma permuta valiosa de conhecimentos e experiências, etc.

Sim, Fátima a Concelho! É o grito de muitos fatimenses!

Sem entrar em questiúnculas maculadas pelos interesses pessoais, imobiliários ou outros… Sem entrar em confrontos ideológico/políticos, territoriais ou históricos, isto é, sem pretender esquecer os laços ancestrais que existem entre Fátima e Ourém, continuarei a defender a autonomização/independência de Fátima.

Por isso, estarei (sempre) ao lado do actual Movimento Pró-Concelho de Fátima, empossado em 2022, que se comprometeu desenvolver esforços para reactualizar o Processo de Fátima a Concelho e fazê-lo chegar à Assembleia da República, para nova discussão e votação.

É um direito que assiste a Fátima e aos fatimenses!

Guiados pelo respeito e norteados pela ética, temos de sair da auréola do sonho e da passividade e passar da ideia à prática, elevando Fátima a Concelho.

Eis, (de entre outros), argumentos que reivindicamos e que ninguém, “de boa-fé”, poderá contestar, refutar ou combater:

  1. Sua história social e religiosa, sobejamente conhecida no mundo;
  2. Dimensão da sua área administrativa (maior do que alguns Concelhos da nossa circunvizinhança e até a nível nacional);
  3. Capacidade empreendedora, empresarial, hoteleira, turística, educacional, etc;
  4. Localização estratégica a nível nacional;
  5. Reunir todos os serviços públicos exigidos;
  6. Reconhecimento, pelas autoridades Governamentais e locais, da sua importância e do seu potencial a nível nacional e internacional.
  7. Necessidades infra-estruturais que, com a criação do Concelho de Fátima, teriam satisfação mais imediata com um Plano Director Municipal (PDM) e um Plano de Urbanização (FPUF) mais participado, equitativo e ordenado.

Fatimenses, na minha opinião, para seguirmos em frente e consumarmos este ideal urge que:

  • Rememos todos na mesma direcção e apoiemos o Movimento Pró-Concelho de Fátima;
  • Coloquemos de lado as tendências políticas e abracemos um só partido: Fátima a Concelho;
  • Ponhamos em primeiro lugar os interesses colectivos de Fátima em detrimento dos individuais ou outros que teimem em germinar;
  • Não desvirtuemos a necessidade de Fátima vir a ser Concelho com politiquices que não passam de meras falácias;
  • Não tenhamos medo (nunca) de dar a cara por tão nobre, justa e insigne causa;
  • Os seguidores e defensores de Fátima a Concelho, alicerçados nos direitos consignados na Constituição, não se devem sentir coagidos ou ostracizados por manifestarem as suas convicções;
  • Por Fátima a Concelho: jamais nos deixemos subjugar e castrar pelo “poder” dos lóbis.

Últimas Opiniões de Vítor Frazão