Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Bênção do Santíssimo às comunidades “Creio que Jesus ficou contente”

Bênção do Santíssimo às comunidades “Creio que Jesus ficou contente”

Paróquia - 19 de junho, 2020
“Creio que Jesus ficou contente com a nossa paróquia”. Foi desta forma que o pároco de Fátima, padre Rui Marto, avaliou a visita do Santíssimo Sacramento às comunidades de Fátima, na tarde de 11 de Junho, solenidade do Corpo de Deus.

Em carrinha de caixa aberta, adornada com flores e mensagem de oração e adoração, com crianças como acólitos, o Santíssimo Sacramento foi levado junto de todas as igrejas das comunidades de Fátima e a alguns outros lugares específicos, para abençoar a população.

 

O percurso teve início junto da igreja paroquial rumo às comunidades de Lombo d’ Égua e Moita Redonda, com passagem pelas principais avenidas e ruas da Cova da Iria. Seguiu‑se uma paragem diante da Santa Casa da Misericórdia de Fátima‑Ourém, para uma bênção aos utentes e funcionários, que puderam participar do lado de dentro das janelas. Fernanda Rosa, provedora da Santa Casa, recorda o momento como “muito especial, vivido com muita devoção pelos utentes que ainda mantêm as suas capacidades cognitivas”. “Mesmo os que a doença impede de compreender verdadeiramente o que se passa à sua volta, sentem a paz e a harmonia que a iniciativa trouxe”, refere.

 

O Santíssimo Sacramento, levado pelo pároco, que presidiu à celebração, seguiu em direcção ao quartel dos Bombeiros de Fátima, para um momento de reverência pelos soldados da paz. Ainda na Cova da Iria, a paragem seguinte fez‑se diante da casa das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, na rua Francisco Marto. A superiora‑geral irmã Ana Paula Teixeira sublinha a importância da visita para a congregação: “O nosso fundador, venerável Formigão dizia: Jesus tem o privilégio de se dar a cada um de nós por inteiro como se a um só se desse, à semelhança de um coração de mãe. Como esposas que tentam viver em união reparadora acolhemos com gratidão e alegria o seu Amor que nos visitou mais uma vez realmente como está no Céu. Na sua misericórdia infinita concedeu‑nos receber mais um pouco de Céu, para oferecer em amor aos nossos irmãos por quem damos a vida”.

 

A comitiva seguiu depois para as comunidades mais a sul, com paragem nos largos da Casa Velha e da Eira da Pedra, onde as comunidades ergueram um pequeno altar e, de seguida, para as igrejas da Giesteira, Boleiros, Maxieira, Pedreira, Gaiola, Ortiga, Alveijar, Amoreira, Montelo, com paragem na comunidade Cenáculo, de novo até à igreja matriz.

 

“Para mim foi novo e bonito! Obrigado a todos quantos organizaram e acolheram Jesus Eucaristia”, afirma o padre Rui Marto recordando que este mês de Junho se vive na paróquia a especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

 

Fotografias: Humberto Magro

Mais Notícias Paróquia