Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Escuteiros de Fátima participam no ACANAC 2022

Escuteiros de Fátima participam no ACANAC 2022

Paróquia - 5 de agosto, 2022
O ACANAC 2022, acampamento organizado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), junta por estes dias em Idanha a Nova 18.500 escuteiros de todo o país. A actividade, que decorre até domingo, vive este ano um ambiente especial, de festa, por marcar o início das comemorações dos 100 anos do CNE. O Agrupamento de Escuteiros de Fátima também está presente neste momento histórico do escutismo em Portugal.

 O Agrupamento 682 Fátima participa com 50 crianças e jovens das várias secções e 10 dirigentes, quatro dos quais ao serviço deste grande projecto que “visa proporcionar grandes experiências de partilha e fraternidade”, explicam‑nos os participantes fatimenses.

 

Com o tema “Construtores do amanhã”, o ACANAC 2022 teve na cerimónia de abertura, a 1 de Agosto, a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que condecorou o CNE e agradeceu aos escuteiros o serviço que prestam na “formação de construtores de Portugal”. Também presente na cerimónia de abertura, D. José Ornelas,  presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Leiria‑Fátima, em jeito de convite aos jovens, lembrou a realização em Portugal da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, daqui a um ano, referindo que será uma ocasião para viver “em fraternidade e em cola‑ boração” com jovens de todo o mundo. Do Vaticano chegou uma mensagem do Papa Francisco a destacar a “força poderosa” do movimento católico.

 

De acordo com a organização, além dos escuteiros portugueses, participam no ACANAC 2022 representantes escutistas de 24 países. No domingo, prometeu o presidente do município na sessão de abertura, os escuteiros vão levar para casa uma recordação de Idanha‑a‑Nova: uma melancia biológica produzida na região.

Mais Notícias Paróquia