Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Inscrições para as JMJ 2022 abertas à inscrição de jovens dos 14 aos 30 anos

Inscrições para as JMJ 2022 abertas à inscrição de jovens dos 14 aos 30 anos

Paróquia - 11 de dezembro, 2019
Reunida ontem em Fátima, a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou o propósito de dirigir uma carta aos jovens, para lançar, em Abril próximo, a peregrinação da Cruz e do Ícone das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2022, que serão realizadas em Portugal. Anunciou também que as inscrições para este que é o maior encontro internacional católico estarão abertas a participantes dos 14 aos 30 anos de idade.

“Haverá uma nota pastoral, um texto breve, uma mensagem, para iniciar o processo da entrega da cruz e do ícone, no domingo de Ramos, em Roma, pelo Papa Francisco”, disse aos jornalistas o porta-voz do episcopado português, padre Manuel Barbosa.

 

Orçamento acima dos 50 milhões de euros para JMJ 2020

 

“Daqui a dois anos e meio, um país que tem dez milhões de habitantes vai contar com um a dois milhões de jovens vindos de todo o mundo”, garantiu em Novembro D. Manuel Clemente na conferência de imprensa de encerramento da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, realizada em Fátima, a propósito da próxima Jornada Mundial da Juventude. 

 

“Atendendo ao que tem acontecido nas outras jornadas, o orçamento será para cima de 50 milhões de euros”, clarificou o também cardeal patriarca de Lisboa e presidente do Comité Organizador Local da JMJ 2022, que disse esperar que “uma boa parte” do investimento seja reembolsado através das inscrições dos jovens participantes.

 

A organização criou uma fundação própria, para angariar e administrar “escrupulosamente” os fundos da JMJ, referiu ainda D. Manuel Clemente.

 

“(A JMJ) É uma realidade como nunca tivemos em Portugal, na Igreja e na sociedade, e é bom que todos tenham consciência disso”, afirmou o cardeal de Lisboa que destacou que esta primeira edição internacional de uma JMJ em Portugal significará um grande “esforço logístico” e um “desafio” às autoridades religiosas e civis.

 

Portugal recebe os símbolos da JMJ no Domingo de Ramos

 

A Cruz de madeira e o ícone de Maria, símbolos das JMJ, serão entregues no Vaticano pelo Papa Francisco a uma representação com 200 a 300 pessoas de todas as dioceses portuguesas.

 

Os símbolos percorrerão depois todas as dioceses de Portugal, em calendário ainda não divulgado, mas com D. Manuel Clemente a admitir que a peregrinação dos símbolos possa estender-se a algumas dioceses espanholas e de África.

 

Anunciadas para o Verão de 2022, em Lisboa, as JMJ 2022, contarão com iniciativas de antecipação - as chamadas Pré-Jornadas - em todas dioceses do país.

 

Fotografia: JMJ Panamá 2019, onde foi anunciado que Lisboa seria a sede da próxima JMJ, em 2022. Créditos: DR

Mais Notícias Paróquia