Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Presidente da Cáritas diocesana de Leiria‑Fátima visita estrutura paroquial

Presidente da Cáritas diocesana de Leiria‑Fátima visita estrutura paroquial

Paróquia - 9 de abril, 2021
Na manhã de sexta‑feira dia 26 de Março, José Marques de Sousa, presidente da Cáritas Diocesana de Leiria‑Fátima, visitou a estrutura paroquial da Cáritas em Fátima. Acompanhado de Paulo Caseiro, outro elemento dos corpos sociais da Cáritas diocesana, o presidente foi recebido pelo pároco de Fátima e pelos quatro elementos da direcção da Cáritas Paroquial: Eugénia Silva, São Almeida, Telma Sousa e Auzenda Prazeres. O Notícias de Fátima acompanhou o encontro.

Com esta visita, José Marques de Sousa, presidente desde Janeiro de 2020, cumpre um dos seus objectivos: o de visitar os dois núcleos paroquiais da Cáritas em Leiria, nomeadamente os de Caranguejeira e de Fátima. A sede e serviços centrais da Cáritas diocesana estão localizados em Cruz d’Areia, Leiria.

  

“Esta minha visita é para conhecer as estruturas paroquiais, para manifestar a abertura, apoio e agradecimento da Cáritas diocesana a estes projectos. Enquanto Cáritas diocesana cabe‑nos olhar para as necessidades que as Cáritas paroquiais têm e procurar ajudar. A comunidade Cáritas é uma grande família”, explicou para mostrar que um dos seus objectivos enquanto presidente tem que ver com dar a conhecer dentro da Igreja e fora dela a missão da Cáritas.

 

 A sede da Cáritas Paroquial de Fátima funciona desde 2013 na Casa das Almas, propriedade da Confraria das Almas, que a cedeu sob empréstimo à Cáritas Paroquial. Esta localização, refere o pároco de Fátima, permitiu um melhor “reconhecimento deste serviço por parte da população e dar uma maior estrutura e organização à Cáritas Paroquial”.

 

A sede tem duas salas principais, a de depósito/despensa e entrega dos bens e, ao lado, a sala de espera/acolhimento. Sob a coordenação da direcção, presidida por Eugénia Silva, a Cáritas conta com o serviço voluntário de cerca de duas dezenas de pessoas das diferentes comunidades paroquiais, que se revessam na resposta social e de atendimento ao público, actualmente às terças‑feiras, entre as 16:00 e as 17:00, e aos sábados, entre as 9:30 e as 10:30.

 

A reportagem desta visita foi disponibilizada na edição de 1 de Abril de 2021 

Mais Notícias Paróquia