Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Senhor António Lucas, até sempre!

Senhor António Lucas, até sempre!

Paróquia - 5 de fevereiro, 2021
Até sempre, senhor catequista! (*Artigo do pároco de Fátima, padre Rui Marto)

Com profunda tristeza recebemos a notícia do falecimento do nosso paroquiano António Lucas, muitos anos a fio nosso catequista, particularmente na preparação dos adolescentes da Paróquia para serem crismados. Em nome de todos os catequistas, desejo expressar os sentimentos de condolência a toda a sua família e a toda a comunidade paroquial. Permito-me alguns traços que marcaram a sua vida, sem desprimor de tantos outros.

 

Personalidade íntegra, estatura humana repleta de valores fundamentais que foi estruturando em toda a vida: amigo, fiel, entusiasta, companheiro, discreto, de palavra.

 

Procurador constante da verdade, sabendo que só em Cristo encontraria a mesma verdade e, por isso, a sua procura por Cristo, nas relações familiares e fraternas, da participação assídua dos sacramentos, na hora semanal de adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

Em cada dia carregava o peso da cruz, às vezes bem difícil, em silêncio, mas sempre com sorriso nos lábios e nos olhos;

 

O Evangelho, a vida de Jesus e dos Apóstolos, a vida da Igreja entusiasmava-o sempre. Longe de críticas negativas e nefastas, que repudiava, rezava no coração por tudo o que lhe parecia que não estava bem e encontrava sempre um sentido positivo na sua descoberta da verdade, sobrepondo-a ao erro.

 

Partilhava a novidade, alegrava-se por isso, mantendo até ao fim um verdadeiro espírito de missão, escrevia, sublinhava, acentuava, deixando sempre abertura ao absoluto de Deus.

 

Um homem de confiança, confiava e tornava-se sempre digno da mesma confiança.

 

Missão cumprida! Descansa em paz, amigo Lucas. Agora é a coroa da glória para qual trabalhaste afincadamente e que só Deus Amor concede! Vitória!

 

Padre Rui Marto

 

Mais Notícias Paróquia