Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Via sacra ao vivo

Via sacra ao vivo

Paróquia - 28 de março, 2024
O Domingo de Ramos, que se celebrou no passado dia 24 de Março, voltou a ficar marcado pela recriação da via-sacra, um evento que envolveu cerca de quatro dezenas de figurantes e que já faz parte do calendário da Paróquia de Fátima, atraindo uma moldura humana cada vez maior.

O percurso teve início junto à escultura do coração de Fátima e terminou no adro da Igreja Matriz. Ao longo dos cerca de seis quilómetros que separam os dois locais, tantas vezes percorridos pelos três pastorinhos de Fátima, os figurantes recordaram a passagem de Jesus a caminho do Calvário, intercalada com reflexões, passagens do Evangelho e das Memórias da Irmã Lúcia e cânticos. Antes de dar início à encenação, o pároco de Fátima, padre Rui Marto, disse esperar que “este momento espiritual e cultural sirva de remédio para a nossa vida”.

Entre os figurantes, destaque para Tiago Magalhães e Céu Magalhães, que interpretaram os papéis de Jesus e Maria. Tiago Magalhães foi a primeira vez que viveu esta experiência. No final, o jovem confessou ter sido “muito difícil e comovente”. “Claro que só Jesus é que conseguiria suportar aquela dor, porém tentei encarnar a personagem”, acrescenta. Conta ainda que “há muitos anos atrás tive uma grande conversão” e confessa que “sem Jesus e Maria na minha vida eu não era nada”. Durante a encenação, rezou e resume toda esta experiência numa só palavra: “Amor a Jesus”.  Céu Magalhães interpretou o papel de Maria pela segunda vez, mas não esconde que este ano foi “mais especial”, por ser o seu próprio filho a interpretar o papel de Jesus. Ao longo o percurso, foram várias as emoções, mas houve uma que prevaleceu: “O amor de mãe”.

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 28 de março de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Mais Notícias Paróquia