Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Bispo de Santarém preside à peregrinação de Agosto

Bispo de Santarém preside à peregrinação de Agosto

Religião - 2 de agosto, 2020
A Peregrinação Internacional de Agosto, nos dias 12 e 13, é presidida pelo bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, D. José Traquina. A Peregrinação integra há 48 anos a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado.

“A peregrinação de Agosto é marcada sempre pelo calor da diáspora, mas este ano, em virtude da pandemia, a mobilidade das pessoas está mais comprometida”, sublinha o Santuário de Fátima que anuncia a presença de "sete grupos da Alemanha, Espanha, Costa do Marfim, Sri Lanka, Itália e Polónia".

O programa da peregrinaçao integra na noite do dia 12 a recitação do Terço, às 21h30, e a Procissão das Velas, na Capelinha das Aparições e no Recinto de Oração, respectivamente.

No dia 13, às 9h00, será de novo recitado o Rosário, seguido, às 10h00, da Missa Internacional, com a Bênção dos Doentes. A peregrinação terminará com a Procissão do Adeus.

 

Oferta do trigo mantém-se

Gesto característico no ofertório da Eucaristia do dia 13 de Agosto é a oferta de trigo pelos peregrinos, este ano pela 80ª vez. Esta tradição remonta a Agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo ao santuário de Fátima, destinados ao fabrico de hóstias. Desde aquele ano, os peregrinos, já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade a este ofertório. 

Em 2019 foram oferecidos 8.060 quilos de trigo e 545 quilos de farinha. Consumiram-se no Santuário aproximadamente 15.500 hóstias e 1.089.000 partículas.

 

Santuário convida para itinerário

Em oito passos, o Santuário de Fátima convida, antecipadamente à peregrinação, para um itinerário espiritual de preparação intitulado “Peregrino pelo Coração” e que assenta na narrativa da quarta aparição.

Os materiais do itinerário, em formato podcasts, serão disponibilizados diariamente entre 6 e 13 de Agosto, pela manhã, em www.fatima.pt, no Itunes, no Spotify e redes sociais do Santuário no youtube e no facebook.

O itinerário, explica a instituição, “assenta, uma vez mais, na convicção de que o caminho interior é o que pode levar mais longe, a partir do próprio interior de cada um, onde Deus está presente”.

 

 

Fotografia de D. José Traquina: Agência Ecclesia

Mais Notícias Religião