Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Leiria-Fátima na Peregrinação Europeia de Jovens

Leiria-Fátima na Peregrinação Europeia de Jovens

Religião - 3 de agosto, 2022

Até ao próximo domingo, 7 de Agosto, 29 jovens da Diocese de Leiria-Fátima participam na Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) a Santiago de Compostela, junto com outros grupos de jovens das dioceses portugueses de Coimbra, Portalegre-Castelo Branco, Porto e Santarém e do movimento católico Juventude Doroteia.

 

O convite aos jovens portugueses chegou da parte da Conferência Episcopal Espanhola como “um desafio para a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”, indica o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de diocese de Leiria-Fátima em comunicado.

 

Para tornar a experiência de peregrinação ainda mais intensa, 44 jovens portugueses peregrinaram a pé até Santiago, a partir de Ribadavia (Espanha), percorrendo 130 quilómetros do caminho Miñoto-Ribeiro, desde o dia 29 de Julho até à passada quarta-feira, 3 de Agosto.

 

“Este encontro europeu, que acontece exatamente um ano antes do encontro mundial de jovens em Lisboa, espera ser um incentivo para a JMJ e um desbloqueador de entusiasmo de todos os jovens europeus. Para os jovens de Leiria-Fátima, o anúncio de D. António Marto como delegado do Papa para esta Peregrinação Europeia tornou o entusiasmo ainda maior”, sublinha o secretariado diocesano.

 

A Peregrinação Europeia de Jovens acontece em Santiago de Compostela em todos os anos jacobeus, que se realizam quando o dia de São Tiago se celebra ao domingo. O Papa Francisco prorrogou o Ano Santo Jacobeu de 2021 para incluir todo o ano de 2022. A decisão teve que ver com as circunstâncias provocadas pela pandemia.

 

Para a participação na PEJ, a Diocese de Leiria-Fátima contou com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, e de várias empresas.

 

Fotos: Jovens da Diocese de Leiria-Fátima | Logo da PEJ

 

Mais Notícias Religião