Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião No último dia do ano, morreu Bento XVI

No último dia do ano, morreu Bento XVI

Religião - 6 de janeiro, 2023

O Papa emérito Bento XVI morreu no passado dia 31 de Dezembro, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde vivia há cerca de dez anos. Foi sepultado no dia 05 de Janeiro numa cripta na Basílica de São Pedro, em Roma. Foram muitas as reacções à morte de Bento XVI, que sucedeu a João Paulo II em 2005, tendo renunciado ao cargo em 2013, por motivos de saúde. O Santuário de Fátima também prestou homenagem a Joseph Ratzinger, que esteve em Fátima em Outubro de 1996 e em Maio de 2010.

Numa nota publicada no site do Santuário de Fátima e enviada às redacções, o reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas recorda a “relação muito especial” do falecido Papa com Fátima e enaltece o seu “grande amor à Igreja” revelado particularmente no momento da renúncia.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, em declarações à Agência Ecclesia, destaca a ligação de Bento XVI à Cova da Iria e, em particular, à interpretação do chamado Segredo de Fátima, cuja terceira parte foi divulgada em 2000, com um comentário teológico do então cardeal Joseph Ratzinger.

Nas palavras de D. José Ornelas, Joseph Ratzinger promoveu uma “reinterpretação actualizada” da Mensagem de Fátima, na linha do que o Santuário fez “ao longo de decénios”, favorecendo o diálogo entre a tradição e o mundo contemporâneo.

 

Fotografia: Santuário de Fátima

Mais Notícias Religião