Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Peregrinação de Outubro de 2019 marcada pelo apelo à paz nas Coreias

Peregrinação de Outubro de 2019 marcada pelo apelo à paz nas Coreias

Religião - 21 de novembro, 2019
As cerimónias da peregrinação de Outubro, que encerrou o ciclo das grandes peregrinações de 2019, foram presididas pelo cardeal Andrew Yeom Soo­ jung, arcebispo de Seul, capital da Coreia do Sul, que deixou um apelo aos 200 mil peregrinos que marcaram presença nas celebrações

“Peço as vossas orações pela paz e pela reconciliação na Península Coreana”, pediu o cardeal Andrew Yeom Soo­ jun.

O arcebispo de Seul também é administrador apostólico de Pyong ­yang, capital da Coreia do Norte. Todavia, nunca foi autorizado a visitar a Coreia do Norte.

Segundo o cardeal Andrew Yeom Soo ­jung, o início do século XX foi um período de provocação para a Coreia e para a comunidade católica que aí existia.

“A combinação do colonialismo japonês e dos comunismos vizinhos da Rússia e da China marcou a entrada da Coreia numa turbulenta de dominação estrangeira. Logo após a libertação colonial em 1945, a nação viu ­se dividida: Norte versus Sul, comunista versus capitalista. Cinco anos depois, a guerra devastou a península por três longos anos, causando morte, destruição e a divisão de muitas famílias. Infelizmente, a guerra trouxe uma divisão ainda mais profunda e hostilidade mútua entre o Norte e o sul. Passadas sete décadas, desde 1950, a nação continua dividida e a reconciliação permanece inalcançável”, recordou.

E acrescentou que antes da guerra, existiam mais de 50 paróquias e 50 mil fiéis na Coreia do Norte.

Quando as hostilidades começaram, padres e religiosos foram sequestrados, expulsos e deixados entregues à morte certa.

De acordo com o arcebispo de Seul, “não há padres ou religiosos na Coreia do Norte há mais de 70 anos”.

Sabia que?

- No ano do Centenário das Aparições, a imagem da Virgem Peregrina de Fátima esteve na Coreia do Sul, entre Agosto e Outubro. Percorreu 14 dioceses, numa visita sem precedentes. Estima ­se que cerca de 55.500 peregrinos tenham acompanhado a imagem.

- Existe na Coreia do Sul um Santuário da Paz de Fátima, fica localizado perto da fronteira entre as duas Coreias, e acolheu em 2017, uma novena pela paz.

Mais Notícias Religião