Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Renúncia quaresmal da diocese de Leiria-Fátima será para a diocese de Tete

Renúncia quaresmal da diocese de Leiria-Fátima será para a diocese de Tete

Religião - 26 de fevereiro, 2020
Na Mensagem para a Quaresma, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, anuncia que o resultado da colecta da renúncia quaresmal deste ano será canalizado para a diocese moçambicana de Tete. Na mesma mensagem, o cardeal exorta à participação dos diosesanos no Retiro Popular e na iniciativa “24 Horas para o Senhor”. Lembra ainda a Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima, a 29 de Março.

 

Na mensagem aos seus diocesanos para a Quaresma deste ano, intitulada “Ir à fonte da renovação”, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, anuncia que o resultado da colecta da renúncia quaresmal será canalizado para a diocese moçambicana de Tete. “É uma diocese pobre, carente de recursos humanos e materiais para a obra de evangelização. Demos, pois, um testemunho forte de generosidade na partilha!”, escreve D. António Marto, recordando que Tete tem como bispo diocesano D. Diamantino Antunes, missionário da Consolata, natural de Albergaria dos Doze, paróquia da diocese de Leiria-Fátima.

 

Sobre o caminho quaresmal, o cardeal sublinha o relevo do tempo quaresmal na vida do cristão e apresenta-o como uma oportunidade “para melhor celebrarmos a desta das festas, a Páscoa de Cristo”.

 

“Estes quarenta dias são-nos oferecidos para nos aproximarmos mais intimamente de Deus, escutar mais atentamente a sua Palavra, acolher mais sinceramente o seu amor, sentir mais profundamente a sua presença, amar mais generosamente o próximo ao jeito de Jesus”.

 

Inspirado na mensagem do Santo Padre para a Quaresma deste ano, assente na exortação de S. Paulo “Em nome de Cristo, suplicamo-vos reconciliai-vos com Deus” (2 Cor 5, 20), D. António Marto reitera o apelo do Papa: “É um apelo a cada um a fazer, na sua história pessoal, uma experiência do amor imenso e misericordioso de Deus manifestado na cruz e na ressurreição de Jesus”.

 

Guião preparado pelos jovens

 

Apresentada a Quaresma também como um tempo caracterizado “pela oração mais intensa capaz de romper a dureza do nosso coração e criar maior abertura e disponibilidade à conversão e à sua santa vontade [de Cristo]”, D. António Marto refere a importância da leitura orante da Palavra de Deus e, neste sentido, propõe várias iniciativas aos seus diocesanos.

 

O bispo de Leiria-Fátima recomenda a participação no Retiro Popular e convida à leitura do guião preparado pelos jovens da diocese para ajudar a fazer o percurso quaresmal. Intitulado “Chamados e enviados pelo Senhor” o guião está disponível (em pdf) na página da diocese, onde pode ser descarregado gratuitamente, podendo ser adquirido na versão impressa, pelo preço de 1,50€/exemplar, na Gráfica de Leiria.

 

D. António Marto também recomenda a participação na iniciativa “24 Horas para o Senhor” que se realiza a 20 e 21 de Março, ao cuidado das paróquias, vigararias e comunidades. “Aproveitemos esta oportunidade para organizar momentos de oração e adoração eucarística”, afirma.

 

Peregrinação a Fátima a 29 de Março

 

Na mesma mensagem para o tempo da Quaresma, D. António Marto recorda a realização, no quinto domingo da Quaresma, a 29 de Março, da peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário de Fátima.

 

A peregrinação terá este ano como lema “Ao encontro de Cristo com Maria e Jacinta Marto” e, refere o prelado, será “um momento particular de graça para contemplar Cristo com Maria e com o exemplo do pequena Jacinta, que Nossa Senhora conduziu ao amor para com Jesus presente na Eucaristia e à compaixão e à solidariedade com os sofredores e com os pecadores mais necessitados da misericórdia de Deus.”

 

A Mensagem de D. António Marto na íntegrahttp://bit.ly/38JLiW2

Mais Notícias Religião