Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Santuário de Fátima dinamiza projecto dirigido aos escuteiros

Santuário de Fátima dinamiza projecto dirigido aos escuteiros

Religião - 26 de novembro, 2021
Iniciativa pretende levar os escuteiros a vivenciar e reconhecer a importância da fé, a partir de um itinerário centrado na mensagem de Fátima, com várias etapas, que terminam com a conquista de uma anilha escutista.

O Santuário de Fátima em parceria com o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE), começa no domingo, 28 de Novembro, pelas 15h, a iniciativa "Escutar Fátima”.

 

Trata-se de um projecto que prevê o cumprimento de um itinerário de espiritualidade, centrado na mensagem de Fátima, com várias etapas, definidas em função da idade do grupo e que termina com a atribuição de uma anilha escutista concebida especialmente para esta iniciativa.

 

O objectivo primordial é levar os Escuteiros a fazer um itinerário que permita experienciar e reconhecer a importância da vivência da Fé como parte integrante da pedagogia escutista, a partir da reflexão sobre o lugar de Maria na fé cristã e do Santuário enquanto lugar de peregrinação. Quem participar nesta proposta vai encontrar formas de viver a amizade com Jesus e com Maria, através da oração simples e sincera, bem como a participação em actividades de partilha da Fé e serviço, impelindo os Escuteiros a viver a experiência da peregrinação, como membros de um povo peregrino.

 

A dinâmica consiste na concretização de um projecto escutista, onde devem constar um conjunto de acções/requisitos, uns obrigatórios e outros facultativos, divididos na fase de preparação e realização.

 

A sessão de apresentação, que pode ser seguida em directo através da internet, será presidida pelo reitor, padre Carlos Cabecinhas, e contará com as participações de Ivo Faria, chefe nacional do CNE; padre Luís Marinho, assistente nacional do CNE; Raquel Raquel Kritinas, Secretária Nacional Pedagógica do CNE e Rute Santos, do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima.

 

Nos últimos anos, a parceria entre o Santuário e o CNE concretizou-se de uma forma organizada nas Peregrinações Internacionais Aniversárias e ainda na Peregrinações das Crianças. Os escuteiros estão presentes na segurança, acolhimento, atendimento aos doentes no Recinto, e organização das movimentações dos peregrinos pelos vários espaços. Em 2020, o reforço destas tarefas especificas de acolhimento, em contexto de pandemia, implicou mais de 3000 horas de voluntariado a que só foi possível dar resposta com o estabelecimento de três parcerias com o Corpo Nacional de Escutas, com a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e com Fraternidade de Nuno Álvares.

 

O reforço das tarefas permitiu aos escuteiros poderem ter um momento de reflexão e partilha dinamizada por um dos capelães do Santuário, um contacto mais aprofundado com a mensagem de Fátima e a proposta pastoral vigente. Em 2020 esta parceria contou com um total 65 elementos provenientes de 26 agrupamentos, de 10 dioceses. Já em 2021 foram 170 escuteiros a prestar este serviço, a maior parte dos quais caminheiros (entre os 18 e 22 anos), informa o gabinete de imprensa do Santuário de Fátima.

Mais Notícias Religião