Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Santuário retoma "Encontros na Basílica"

Santuário retoma "Encontros na Basílica"

Religião - 7 de janeiro, 2021
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe no domingo, 10 de Janeiro, o primeiro de cinco encontros. Com início pelas 15h30, esta iniciativa vai ter como palestrante Ricardo Freire, com o tema "'Jovem, eu te digo, levanta-te': o Deus que levanta os fracos e dá a vida".

Ricardo Freire é membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) desde 1998, tendo sido ordenado presbítero em 2006. É licenciado em Sagrada Escritura pelo Instituto Bíblico Pontifício de Roma. No campo da formação bíblica, tem prestado a sua colaboração nas escolas da Universidade Católica Portuguesa, bem como na Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa e no Curso de Inter-Noviciados, em Fátima.
Na sua congregação, é membro da equipa formadora do Seminário de Nossa Senhora de Fátima (Alfragide), onde se formam jovens religiosos provenientes de Portugal, Camarões e Moçambique. É também pároco de São José do Bairro da Boavista (Lisboa).
Depois da palestra, segue-se um recital de órgão por António Mota. No programa deste momento musical, constam obras dos três nomes máximos do período barroco, nos seus respectivos países: Nicolas De Grigny, Carlos Seixas, e J. S. Bach.
António Mota, é organista no Santuário de Fátima desde Março de 2020, é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, com uma tese sobre Olivier Messiaen, orientada pelo Prof. Doutor João Pedro Oliveira, e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Prof. Antoine Sibertin-Blanc (com nota máxima de final de curso e diploma de mérito). É ainda mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, e professor auxiliar convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Restantes encontros já têm data marcada
A 14 Março acontece o segundo encontro, com José Nuno Silva e o tema “A fragilidade como lugar teológico e espiritual”. O recital de órgão acontecerá pela mão de Gregório Gomes. O terceiro encontro está agendado para 6 de Junho, por André Pereira, que falará sobre Fátima como acontecimento, lugar e mensagem de esperança. O momento musical vai ter como protagonista Sílvio Vicente. A 11 de Julho, Ângela Coelho apresentará a palestra “Atravessar o sofrimento com(o) Francisco e Jacinta”, no quarto encontro. Rute Martins finda o momento com um recital de órgão.
No dia 5 Setembro tem lugar o último encontro. Este momento de reflexão vai ter como tema “O caminho que te conduzirá a Deus: o encontro com Deus como experiência de conversão”, por Rui Ruivo. O recital de órgão vai estar a cargo de David Barros.
Desde 2018, o Santuário tem realizado nesta basílica cinco encontros anuais de reflexão sobre Fátima em formato de palestra com um recital de música.
Durante a conferência todos os participantes deverão respeitar as regras de segurança e higiene para este tipo de eventos, seguindo as indicações dos acolhedores do Santuário de Fátima.

 

Mais Notícias Religião