Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Terço da JMJ Lisboa 2023 é 'made in' Fátima

Terço da JMJ Lisboa 2023 é 'made in' Fátima

Religião - 8 de abril, 2021
Foi hoje divulgado o Terço JMJ Lisboa 2023. De acordo com informação enviada às redacções pela organização do evento internacional agendado para o verão de 2023 em Portugal, “trata-se de um produto oficial que, do ponto de vista pastoral, é um convite à oração”. Está à venda a partir de 15 de Abril, no site doot.pt, mas já é possível fazer pré-encomendas junto de cada Comité Organizador Diocesano (COD). Por ocasião deste anúncio, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, manifestou "alegria" pela "intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ".

O primeiro momento de oração com o uso do Terço JMJ Lisboa 2023 está agendado para 1 de Maio, online, com a participaçãodos jovens das dioceses portuguesas.

 

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos primeiros elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou connosco a intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, refere D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

 

Fabricado na empresa fatimense Farup, o terço tem como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada. Integra como elementos centrais a Cruz da JMJ Lisboa 2023, e, no passador, o lema da JMJ 2023, definido pelo Papa Francisco: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Nas contas do Pai-Nossoestá a referência «JMJ LISBOA 2023», impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano). A introdução das meditações que acompanham o terço são da autoria de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. 

 

Nos três modelos criados, o cordão do terço é em fio de algodão. Duas versões são em madeira, uma trabalhada e outra mais simples, e outra usa o plástico reciclado como matéria-prima. As peças assumem a preocupação ambiental, com algumas caraterísticas peculiares, como o facto de em cada terço de plástico ser usado material reciclado equivalente a 35 tampas de garrafa de água. 

 

Para pré-encomendas junto do Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima deve ser contactado o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil: geral@sdpjleiria.com | 244832760 

 

Daremos mais detalhes sobre o Terço JMJ Lisboa 2023 na próxima edição do jornal.

Fotografias: Fillipe Amorim / JMJ 2023

 

Mais Notícias Religião