Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Centro Francisco e Jacinta Marto - Uma casa ao serviço do acolhimento

Centro Francisco e Jacinta Marto - Uma casa ao serviço do acolhimento

Sociedade - 5 de março, 2021
A Estrutura de Apoio de Retaguarda à Covid-19 em Fátima está instalada nos pisos zero e um do Centro Francisco e Jacinta Marto, propriedade dos Silenciosos Operários da Cruz. A irmã Lucília Santos, responsável pela comunidade de Fátima, bem como pelas actividades que ali se desenvolvem, não esconde a satisfação por serem uma "gota de água" nesta pandemia. "Sentimos este contributo, esta alegria, de estarmos a ser úteis e a contribuir para este alívio", afirma.

A iniciativa de acolher ali utentes de lares não Covid-19 partiu das autoridades municipais, ainda durante o primeiro confinamento. A congregação disponibilizou de imediato as instalações, mas "graças a Deus nunca foi preciso durante aquele percurso", recorda a religiosa.

 

Em Outubro passado, foram novamente contactados e voltaram a mostrar abertura. No entanto, desta vez iriam receber doentes infectados. "Quando demos a disponibilidade da casa não foi com intenção de receber pessoas infectadas, fiquei um bocadinho assustada e surpreendida, consultei a minha comunidade, ninguém se opôs, disseram para irmos em frente, sem medo", conta a irmã Lucília Santos, mostrando-se satisfeita por estar a correr tudo bem. "Não nos cruzamos com eles, dentro de casa temos os percursos bem definidos, só vimos alguns doentes pela janela quando andamos no nosso jardim, dizemos adeus e eles retribuem e até mandam beijinhos".

 

Conheça melhor este projecto na edição de 5 de Março de 2021

 

Fotografias de Humberto Magro

1 - O exterior do Centro Francisco e Jacinta Marto

2 - A irmã Lucília

Mais Notícias Sociedade