Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Fátima acolheu o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Fátima acolheu o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Sociedade - 29 de fevereiro, 2024
“O turismo religioso não deve ser apenas visto como um comércio, mas como uma experiência de busca pelos lugares sagrados”, alertou Samoel Kozelinski, presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, responsável pela organização do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, cuja edição deste ano decorreu em Fátima, em simultâneo com o XI Workshop Internacional de Turismo Religioso.

Defendeu ainda que “as cerimónias religiosas não podem ser transformadas em teatro ou espectáculo, serão sempre um acto de fé”.

Além deste alerta, Samoel Kozelinski deixou um pedido a todos os que trabalham no turismo: “O importante para nós é o simples, o belo e o natural”, disse, referindo que são estes valores “que fazem renascer e surgir relacionamentos e novas experiências”. Na sua óptica, “Fátima é um exemplo disso”.

Samoel Kozelinski, que falava na abertura do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso, recordou também as palavras do Papa Francisco: “A solidariedade é o novo nome da paz”. Na perspectiva do responsável, “onde não há solidariedade o que prevalece é a indiferença e o ódio”.

No seu discurso, Samoel Kozelinski destacou palavras como empatia, coragem, resiliência e união. “Hoje a vida pede socorro, nós precisamos de lutar pelos valores em que acreditamos”. Neste contexto, observou ainda que “a modernidade trouxe o secularismo” e consequentemente “o individualismo, o singularismo, a morte das comunidades…”. E deixou o alerta: “Se a comunidade morrer, morre a esperança”. 

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 1 de março de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Mais Notícias Sociedade