Notícias de Fátima
Educação Religião Sociedade Lazer Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB
Home Sociedade Lisboa e Fátima acolhem em Março as Jornadas de Cuidados Paliativos

Lisboa e Fátima acolhem em Março as Jornadas de Cuidados Paliativos

Sociedade - 6 de Janeiro, 2020
Em coorganização com outras entidades, a Academia Pontifícia para a Vida realiza em Portugal, em Março próximo, as Jornadas de Cuidados Paliativos. No segundo dia, as Jornadas realizam-se em Fátima e terminam com a consagração da causa dos cuidados paliativos a Nossa Senhora de Fátima.

As Jornadas de Cuidados Paliativos - Portugal 2020, a 16 e 17 de Março, em Lisboa e em Fátima, são coorganizadas pela Academia Pontifícia para a Vida / Vaticano, pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses, com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

 

Realizam-se no contexto do projeto PAL - LIFE desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Consultivo Internacional para a Difusão e Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Mundo, uma das várias iniciativas lideradas e promovidas pela Pontifícia Academia para a Vida, e serão ocasião para a apresentação da versão portuguesa do Livro Branco dos Cuidados Paliativos. Em Fátima, a causa dos Cuidados Paliativos será consagrada a Nossa Senhora de Fátima.

 

A jornada de 16 de Março, no Auditório Principal da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, terá cariz eminentemente científico. A sessão de abertura contará com a presença de Monsenhor Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, e no encerramento, com duas alocuções, uma por sua Santidade o Papa Francisco e outra de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo Sousa.

 

O segundo dia, 17 de Março, será especialmente dirigido aos agentes pastorais, decorrerá em Fátima e terá como propósito a sensibilização e informação sobre a cultura e a prática dos Cuidados Paliativos. O acolhimento no Centro Pastoral de Paulo VI, onde decorrerão os trabalhos, estará a cargo do cardeal D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, a quem caberá também, junto com outros bispos presentes, ao final da tarde, na Capelinha das Aparições, a consagração da causa dos Cuidados Paliativos a Nossa Senhora de Fátima.

 

É propósito da organização contribuir para a consciencialização da sociedade portuguesa em geral e dos profissionais de saúde e da Igreja em particular para a relevância e premência de os Cuidados Paliativos se tornarem mais acessíveis aos milhares de portugueses que deles carecem, enquanto cuidados de saúde interdisciplinares e de direito humano.

 

O objetivo do projeto PAL-LIFE é aumentar a consciência social e cultural sobre a existência dos Cuidados Paliativos e promover o diálogo e a cooperação entre as partes interessadas no desenvolvimento e implementação dos mesmos. Tem também como propósito a melhoria dos cuidados e o tratamento global dos pacientes que enfrentam doenças que limitam a vida.

 

O Livro Branco dos Cuidados Paliativos, para a defesa dos cuidados paliativos globais, é uma declaração que apresenta um conjunto de recomendações objetivas aos diversos grupos interessados e envolvidos no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em nível mundial, como responsáveis políticos, universidades, farmacêuticas, associações e sociedades profissionais, meios de comunicação social, organizações internacionais, hospitais e centros de saúde, pacientes e famílias, entre outros grupos e pessoas.

 

PROGRAMA PRELIMINAR 

As inscrições para participação continuam a decorrer, em três modalidades.

 

Mais Notícias Sociedade