Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Ourém celebra Dia da Liberdade com iniciativas online

Ourém celebra Dia da Liberdade com iniciativas online

Sociedade - 22 de abril, 2020
Na nota enviada às redações, a Câmara de Ourém refere que, tendo em conta as medidas de combate à propagação da Covid-19 em vigor, o 46º aniversário do 25 de Abril de 1974 será assinalado nas plataformas digitais do Município, com um vasto programa intitulado “Ourém e o 25 de Abril”.

Toda a programação dedicada à Revolução dos Cravos tem como objetivo celebrar a data e o que esta representa, mas também tratar as incidências no nosso concelho deste acontecimento que alterou decisivamente o futuro do nosso país”, lê-se na mesma nota. Neste contexto, ao longo do programa comemorativo que terá início na noite de 24 de Abril, serão disponibilizadas fotografias históricas do concelho, captadas nas celebrações do 1º de Maio de 1974. Ainda no 24 de Abril, a partir das 22h30, o Município de Ourém vai transmitir no seu Facebook o concerto “Abril em casa…mas Sempre!”, espetáculo com um repertório associado à “Revolução dos Cravos” e interpretado pelos artistas José Santos e Rui Sérgio. Após o concerto, os primeiros minutos do dia 25 de Abril contarão com a transmissão online de algumas músicas evocativas da data, com a presença imprescindível da “Grândola Vila Morena” e do Hino Nacional – “A Portuguesa”. 

No Dia da Liberdade a programação inicia às 10h com a transmissão online e em direto, no Facebook do Município de Ourém, do momento solene do “Hastear da Bandeira” em frente à Câmara Municipal. O momento contará apenas com a participação do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, dos vereadores da Câmara Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura e de um representante dos vários presidentes de Junta de Freguesia concelhios. O hastear da bandeira será acompanhado do hino nacional, interpretado ao vivo pela artista oureense Sara Pedro. Seguir-se-á a transmissão online do discurso do presidente da Câmara Municipal e já na tarde de 25 de Abril será disponibilizado o segmento “Memórias de Abril”, com quatro depoimentos de personalidades oureenses alusivos à data, nomeadamente Sérgio Ribeiro, Carlos André, Poças das Neves e Mário Albuquerque. A tarde de 25 de Abril contará ainda com Leituras e Poemas de Liberdade, um espaço apresentado pela Divisão de Ação Cultural da Câmara Municipal com textos de autores portugueses dedicados ao 25 de Abril e dirigidos ao público adulto, mas também ao público infantojuvenil.

Mais Notícias Sociedade