Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Os pequenos “milagres” da EMMILEA

Os pequenos “milagres” da EMMILEA

Sociedade - 19 de maio, 2023
Há quase um ano no terreno, a Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e Auto-ajuda (EMMILEA) da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém não cura mas faz pequenos “milagres”, como é o caso de uma utente que recuperou a fala através da musicoterapia. “A utente não pronunciava nada e através da música nós conseguimos que ela completasse as músicas, com muita dificuldade, mas completava. A família ficou impressionada”, conta a coordenadora da equipa, Diana Silva. “Sabemos que a demência não tem cura”, refere a provedora da instituição, Fernanda Rosa, enquanto explica que o objectivo deste projecto, que leva cuidados terapêuticos, psicológicos e sociais a casa dos idosos, “é prolongar as capacidades por mais tempo ou pelo menos retardar a evolução da doença”.

 

Maria de Jesus Reis é um dos 29 beneficiários da equipa de intervenção comunitária que procura combater o isolamento e retardar a institucionalização. Tem 90 anos bem conservados e cheios de boa disposição.  Ainda vive sozinha, mas os filhos estão na retaguarda. Não gosta de dar trabalho, por isso quando foi operada ao peito quis ir para o lar da Santa Casa até recuperar. Foi nessa altura que teve conhecimento do projecto e quando regressou a casa decidiu aderir e está a gostar. Mais do que os benefícios das terapias, gosta da companhia que as técnicas lhe fazem. “São umas caras simpáticas”, afirma. E brinca: “Assim que se vão embora, fico logo à espera delas”.

 

Veja o artigo completo na esdição do 19 de Maio de 2023.
https://www.noticiasdefatima.pt/como-colaborar/seja-assinante

Mais Notícias Sociedade