Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Saúde mental em debate

Saúde mental em debate

Sociedade - 14 de dezembro, 2023
“Pedir auxílio ainda é visto como um acto de fraqueza” A observação do presidente do Rotary Club de Fátima foi feita na abertura do colóquio sobre saúde mental, realizado na noite de 27 de Novembro, pelo Rotary Club de Fátima.

“Pedir auxílio ainda é visto como um acto de fraqueza, quando na verdade é um acto corajoso”, observou João Laranjeira. E apontou as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que mostram que “mais de metade das pessoas com transtornos mentais não recebe tratamento adequado”. Para o responsável, “é fundamental continuar a promover a consciencialização, reduzir o estigma e promover o acesso aos serviços de saúde mental”.Rita Morais, psicóloga e oradora do colóquio, não tem dúvidas quanto a isso. A especialista assegurou que “a saúde mental começa a ter um lugar de destaque nos discursos que vamos tendo”.No entanto, “continuamos a assistir a alguns comentários” do género “Ah, ela é um bocado fraca de cabeça”, admitiu, para logo depois esclarecer: “Isso não existe em psicologia; não há pessoas fracas de cabeça; há pessoas com maior vulnerabilidade psicológica perante determinadas situações, que precisarão, eventualmente, de maior ou menor intervenção, do ponto de vista da psicologia. 

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 30 de Novembro de 2023.

 

https://www.noticiasdefatima.pt/como-colaborar

Mais Notícias Sociedade