Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Somos Unidos oferece almoço aos Bombeiros de Fátima

Somos Unidos oferece almoço aos Bombeiros de Fátima

Sociedade - 10 de agosto, 2022
O almoço de sábado 6 de Agosto foi diferente para os bombeiros de Fátima, que foram presenteados com uma refeição diferente, com sabores do Leste Europeu. A iniciativa foi organizada pela associação Somos Unidos, fundada em Maio deste ano por três ucranianos residentes em Fátima com o objectivo de apoiar os ucranianos residentes na região e de promover a cultura e a identidade ucraniana.

Ao Notícias de Fátima, Illia Shyichuk, da Somos Unidos, refere que o almoço foi o modo que a associação encontrou para agradecer aos bombeiros de Fátima pelo serviço prestado à população nos últimos tempos, sobretudo no combate aos incêndios na região.

 

As entradas, os pratos principais e as sobremesas foram receitas típicas/tradicionais da Ucrânia, com uma mesa enfeitada a amarelo e azul, as cores da bandeira do país: Укр.сало (banha de porco com cebola),  м’ясне асорті (várias carnes fumadas), Пельмені (pelmeni), Голубці (golubci – couve recheada), Деруни (deruny – panqueca de batatas), Налисники з м’ясом (nalusnyky – folhados com carne de vaca), борщ червоний (Borsch - sopa vermelha ), вареники з картоплі (varenyky – rissóis de batata).

 

A associação ofereceu uma garrafa de vodka com picante ao comandante Joaquim Gonçalves, que por sua vez entregou à Somos Unidos um galhardete da associação humanitária.

 

No dia seguinte, no perfil oficial do Facebook, em nome da Direcção, Comando e Corpo Activo, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Fátima partilhou ter experimentado “várias iguarias" oriundas da Ucrânia, que "estavam bastante boas” e deixou um “muito obrigado”.

 

A Somos Unidos, anuncia Illia Shyichuk, prepara ainda para este mês, a comemoração do Dia da Independência da Ucrânia, que se celebra a 24 de Agosto, mas que será comemorado em Fátima, em local e com programa ainda a anunciar, no sábado de 27 de Agosto, para coincidir com o fim de semana.   

 

 

Mais Notícias Sociedade