Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Turismo como instrumento de paz

Turismo como instrumento de paz

Sociedade - 29 de fevereiro, 2024
“Praticamente a dois anos do início da guerra na Ucrânia e com quase cinco meses de guerra em Israel e Palestina, é fundamental afirmarmos o turismo como instrumento de paz e de concórdia entre povos e nações”, defendeu o reitor do Santuário de Fátima, realçando que “a paz é desígnio maior que não podemos ignorar e o sofrimento das vítimas não nos deixa indiferentes”.

O sacerdote falava na sessão de boas-vindas aos participantes do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso, que decorreu entre 22 e 23 de Fevereiro em Fátima, tendo contado com a presença do embaixador do Paraguai em Portugal e da ministra do Turismo do Paraguai, em representação do destino convidado - o Paraguai.

 Além do contexto internacional e das ameaças à paz, que “condicionam necessariamente o turismo”, o reitor também fez referência ao actual momento político, em Portugal. “Com a proximidade de eleições legislativas, com as inevitáveis mudanças que trará, provoca sempre alguma incerteza”, reconheceu, acrescentando: “Resta-me desejar que o turismo religioso, independentemente da solução governativa, continue a receber do poder político a merecida atenção”.

 

Expectativas “moderadamente optimistas”

 “O ano de 2023 ficou marcado pela recuperação do número de peregrinos e visitantes a Fátima. As nossas expectativas apontavam para uma recuperação mais lenta, depois da quebra brutal provocada pela pandemia de Covid 19, mas não foi isso que se verificou”, referiu, mas reconheceu que “precisamos de verificar até que ponto se trata de um crescimento sustentado, excluído o efeito da Jornada Mundial da Juventude e do seu impacto ao nível do turismo religioso, nomeadamente aqui, em Fátima”. Mesmo assim, “as expectativas para o presente ano, relativamente ao afluxo de visitantes, são moderadamente optimistas”, assegurou.

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 1 de março de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Mais Notícias Sociedade