Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Vacina contra a gripe - alguns esclarecimentos de dúvidas

Vacina contra a gripe - alguns esclarecimentos de dúvidas

Sociedade - 27 de outubro, 2020
Tanto pensamos, ouvimos e falamos na covid-19 que corremos o risco de nos esquecermos da gripe. Por esse motivo, na edição desta quinzena pedimos a colaboração de uma das médicas da Unidade de Saúde de Fátima para nos elucidar sobre este tema.

Pela sua importância, partilhamos na íntegra o texto da médica interna de medicina geral na Unidade de Saúde de Fátima, Ana Isabel Alves:

 

A gripe é uma doença que afecta as vias respiratórias, causada pelo vírus influenza. Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse seca, dores de cabeça, dores musculares e mal‑estar. 

É uma doença que, na maioria dos casos, cura espontaneamente, sem ser necessário qualquer tratamento e ao fim de alguns dias, ainda assim, medicamentos como o paracetamol são eficazes para alívio dos sintomas. Contudo, em pessoas com doenças crónicas e idosos a recuperação pode ser mais longa e a gripe pode causar complicações graves (pneumonia, inflamação do cérebro, etc.).

A vacinação é, portanto, fortemente recomendada nos grupos de risco e é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. Estas são algumas das dúvidas mais frequentes acerca da vacina contra a gripe e que podem ser consultadas na página da Direcção Geral de Saúde (DGS):

 

Quem deve ser vacinado contra a gripe?

Devem ser vacinadas as pessoas que têm maior risco de sofrer complicações depois da gripe:
‑ Pessoas com 65 ou mais anos de idade;
‑ Quem sofre de doenças crónicas dos pulmões, coração, rins ou fígado;
‑ Pessoas com diabetes ou outras doenças que diminuam a resistência às infecções;
‑ Grávidas.

 

Quem não deve ser vacinado contra a gripe?

As pessoas com alergia grave ao ovo ou que tiveram uma reacção alérgica grave a uma dose anterior da vacina contra a gripe. A vacinação deve ser adiada em caso de doença febril, moderada ou grave ou doença aguda.

 

A vacina contra a gripe funciona?

Sim. A vacinação reduz muito o risco de contrair a infecção. Se for infectada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

 

A vacina pode provocar a gripe?

Não. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença. No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infecções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe e para as quais não há vacina.

 

A vacina dá protecção a longo prazo?

Não. O vírus muda constantemente, surgindo novos tipos de vírus para os quais as pessoas não têm imunidade e a vacina anterior não confere protecção adequada. Por isso, a vacina é diferente em cada ano.

 

Onde se compra a vacina?

A vacina pode ser adquirida em farmácia, sendo necessária receita médica e beneficiando de uma comparticipação de 37%.

 

Quem pode fazer a vacina gratuitamente?

A vacina é gratuita nos centros de saúde para pessoas com 65 anos de idade ou mais, para pessoas com diabetes mellitus, para pessoas que fazem diálise ou que fizeram transplantes, para profissionais de saúde e para os bombeiros, entre outras situações. 

 

Como se deve guardar a vacina?

Quando compra a sua vacina na farmácia, a vacina deve ser administrada logo que possível.  Se a levar para casa para administração posterior, a vacina deve ser conservada dentro da embalagem, no frigorífico, entre +2º e +8ºC (nas prateleiras do meio do frigorífico e não na porta).

 

A vacina da gripe é a mesma que para a COVID‑19?

Não. A vacina da gripe deve ser administrada todos os anos, e é importante para prevenir a gripe e as suas complicações. Para a COVID‑19 ainda não existe vacina.

 

Quando deve ser feita a vacinação?

 

Como, em Portugal, o pico da actividade gripal tem ocorrido entre Dezembro e Fevereiro, a vacinação deve ser feita durante o Outono/Inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

 

Como faço para fazer a vacinação antigripal no centro de saúde de Fátima?

 

Deve primeiro agendar a vacinação (ligue 912623219) e dirigir‑se ao centro de saúde no dia e hora marcada. À chegada, deve efectivar o seu agendamento junto da assistente técnica e aguardar na sala de espera, até que seja chamado pela enfermeira. Após a vacinação é recomendado aguardar 30 minutos. É importante não esquecer que a gripe se transmite de forma muito semelhante ao coronavírus, pelo que as medidas preventivas como a lavagem frequente das mãos, o uso de máscara e o distanciamento são também úteis para reduzir o contágio e prevenir a gripe.

Mais Notícias Sociedade