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Vacinação Covid-19 - Actualização de Contactos junto das unidades de saúde

Sociedade - 8 de abril, 2021
Nesta fase, em que os utentes estão a ser chamados para receber a vacina contra a Covid‑19, nunca é demais relembrar a importância de actualizar os seus contactos no seu processo clínico, incluindo o número de telemóvel. Pela sua pertinência, convidamos à leitura do artigo da dra. Ana Isabel Alves, interna de Medicina Geral e Familiar ‑ Unidade de Saúde Familiar de Fátima, publicado na edição de 1 de Abril.

Actualização de Contactos... a propósito da Vacinação para a Covid 19

 

Nesta fase, em que os utentes estão a ser chamados para receber a vacina contra a Covid‑19, nunca é demais relembrar a importância de actualizar os seus contactos no seu processo clínico, incluindo o número de telemóvel e telefone alternativo, e‑mail
e/ou morada.

 

Actualmente, os utentes estão a ser convocados através de contacto telefónico, pelo que, deve actualizar o número de telemóvel e telefone alternativo para que possa ser convocado para a vacinação. Em utentes mais idosos e/ou mais dependentes, cabe aos filhos/cuidadores zelar pela actualização destes contactos e estar atentos para que os seus familiares possam fazer a sua vacinação ou mesmo ser contactados para outros assuntos relacionados com a sua saúde.

 

Caso tenha que actualizar os contactos e alterá‑los, pode dirigir‑se ao seu centro de saúde, contactar telefonicamente o secretariado clínico da sua unidade de saúde ou enviar um e‑mail para o email institucional do seu centro de saúde (usf.fatima@arslvt. min‑saude.pt).

 

Pode, ainda, verificar a actualização dos seus dados na Área do Cidadão do Portal SNS (https://servicos.min‑saude.pt/utente). Após a
inscrição e autentificação na Área do Cidadão pode, por exemplo, marcar uma consulta com o seu médico de família, pedir a renovação da sua medicação crónica, consultar as suas receitas, pedir isenção da taxa moderadora, aceder ao boletim de vacinas e verificar se as vacinas estão em dia e descarregar o formulário do testamento vital/directiva antecipada de vontade. O E‑Agenda, de momento, não tem os horários actualizados, pelo que devem contactar a USF se pretenderem marcar consulta.

 

A actualização de dados facilita a comunicação entre utentes e profissionais de saúde, permite uma melhor prestação de cuidados e, neste contexto pandémico, facilita a agilização do processo de convocação para a vacinação contra a Covid‑19, bem como, o contacto telefónico com os casos suspeitos e confirmados de doença por coronavírus.

 

Cuide dos seus contactos, ajude‑nos a cuidar de si!

 

Ana Isabel Alves

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