Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Desporto Xadrez ‘regressa aos tabuleiros’ em Fátima

Xadrez ‘regressa aos tabuleiros’ em Fátima

Desporto - 13 de abril, 2021
A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) esteve por estes dias, entre 6 e 12 de Abril, em Fátima, onde realizou realizou, no Hotel Santa Maria, a Assembleia Geral Eleitoral dos Órgãos Sociais para o mandato de 2020 a 2024 e, em termos desportivos, a 39.ª edição do Torneio de Mestres e a 28.ª edição do Torneio Nacional de Honra.

A Assembleia Geral Eleitoral dos Órgãos Sociais para o mandato de 2020 a 2024, teve lugar a 10 de Abril e levou à reeleição da Direcção encabeçada por Dominic Cross. O Conselho de Arbitragem e o Disciplina também mantiveram os presidentes. As alterações em relação ao anterior mandato surgem no Conselho Fiscal, que passa a ser presidido por Floriano Tocha, e no Conselho de Justiça, que mantém o mesmo trio, mas agora com António Ferreira na presidência.

 

“O primeiro grande desafio no novo mandato é continuar a actividade da modalidade nos tempos de pandemia seguindo-se a expansão do xadrez nas escolas e no país”, refere a Direcção. 

 

Os dois torneios em Fátima, de todos-contra-todos, envolveram 10 xadrezistas cada.

 

“No caso dos Torneios de Mestre e de Honra, o regresso tem um simbolismo ainda mais especial, pois a edição que estava para ser disputada em 2020 não se realizou, já que estas foram duas das 20 provas que tiveram de ser canceladas devido à pandemia do novo coronavírus”, refere a FPX.

 

Quanto a pódios, o xadrez nacional conta com um novo rei do Torneio de Mestres, José Francisco Veiga, jovem mestre FIDE da A.XAT Montemor-o-Novo (na fotografia).

 

Tiago Pina, da CXAE Filipa de Lencastre, foi o grande vencedor do Torneio Nacional de Honra.

 

Os resultados dos Torneios podem ser consultados directamente em https://fpx.pt/ 

 

Fotografias FPX: do vencedor do Torneio de Mestres | da Direcção reeleita

 

Mais Notícias Desporto