Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Educação Alunos do Coração de Maria simulam Assembleia das Nações Unidas

Alunos do Coração de Maria simulam Assembleia das Nações Unidas

Educação - 17 de julho, 2021
Realizou-se no dia 16 de junho a 1.ª edição do SagradoMUN, uma simulação das Nações Unidas, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular dos alunos do 9.º ano do Colégio do Sagrado Coração de Maria.

O debate e apresentação de ideias criativas e construtivas para solucionar problemas atuais, tendo por base as temáticas dos direitos humanos e do ambiente, foram o mote da Assembleia do SagradoMUN. 

No Comité dos Direitos Humanos, os alunos refletiram sobre a problemática dos refugiados, que acorrem em massa aos países europeus em busca de uma vida digna e segura e sobre o acesso à educação de qualidade, como chave para o desenvolvimento dos países. No Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os alunos espelharam a posição de alguns países, representados na ONU, no compromisso global de reduzir quer as emissões de CO 2 , quer os plásticos nos oceanos. Deste modo, a valorização da pessoa humana e da educação e a promoção de comportamentos que visem o respeito pela biodiversidade e pela sustentabilidade do planeta marcaram os trabalhos dos comités.

Assumindo a responsabilidade de representar justamente a soberania de cada país, os alunos souberam defender as cláusulas propostas como forma de mitigar os problemas em debate. Uma experiência significativa e marcante para os alunos do 9.º ano, que saíram mais conscientes da necessidade de agir em prol de um bem comum. E é um prol deste mundo mais justo, fraterno e sustentável que trabalhamos no Colégio. Este é o nosso propósito!

Eliana Oliveira

Professora de História

Mais Notícias Educação