Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Educação Colégio Sagrado Coração de Maria concretiza sonho “Fátima, Cidade da Paz”

Colégio Sagrado Coração de Maria concretiza sonho “Fátima, Cidade da Paz”

Educação - 20 de maio, 2021
Do sonho à realidade. A escultura “Fátima, Cidade da Paz” foi idealizada no ano letivo 2019/2020, aquando do desafio lançado pela Assembleia Municipal de Ourém.

Participar no projeto AJO (Assembleia Jovem de Ourém) implica motivar e desenvolver competências que permitem aos alunos tornarem-se cidadãos ativos e responsáveis pela realidade que os rodeia. E foi com este intuito que o Colégio do Sagrado Coração de Maria abraçou o projeto.

Inspirados no tema “Arte Urbana”, os alunos idealizaram uma escultura que permitisse eternizar Fátima como Cidade da Paz, respeitando a magnificência de Nossa Senhora como símbolo do altar do mundo. Para além disso, procuraram que esta escultura fosse feita utilizando a pedra do maciço calcário, de forma a promover este produto da região.

Vencer a segunda edição da AJO foi um prémio, por si só, muito gratificante e ainda que conscientes da possibilidade de se vir a concretizar os projetos vencedores, ver o sonho a tornar-se uma realidade, foi indescritível. Foi com um enorme orgulho que assistimos à edificação do projeto da nossa escola, numa das principais praças da cidade de Fátima. Embora tenhamos sido os mentores do monumento, este será um símbolo de toda a comunidade local, reforçando o sentido de responsabilidade que cada um de nós tem, não só na preservação do património artístico, mas também na promoção da nossa identidade cultural.

Esta escultura representa uma expressão pública de cidadania, uma vez que nós aceitámos o desafio “E tu, vais agir?”. Pensámos, sonhámos, agimos e vimos o projeto tornar-se realidade.

Estamos confiantes que o objetivo será cumprido e que o nome de “Fátima, Cidade da Paz” viajará, em registo fotográfico, para todas as partes do mundo.

Eliana Oliveira

Professora de História

Mais Notícias Educação