Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Lazer Consolata Museu retoma «Chá com Arte», agora em formato digital

Consolata Museu retoma «Chá com Arte», agora em formato digital

Lazer - 3 de maio, 2021
Na próxima quinta-feira, 6 de Maio, pelas 17h00, o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em parceria com a sua Liga de Amigos (LaMase), retoma a iniciativa «Chá com Arte», agora em formato exclusivamente digital. A primeira convidada da nova temporada é Dóris Santos, coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré (DRCC) e investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA – FCSH.

O tema deste «Chá com Arte» será “Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte”. 

 

A primeira representação artística da Nazaré, por D. Fuas Roupinho, formulando uma iconografia própria, fixada a partir dos séculos XVI/XVII, será o ponto de partida "para conversarmos acerca do papel da arte na elaboração dos discursos identitários e de como o programa figurativo associado à reprodução deste culto mariano continuou a entusiasmar os artistas até à contemporaneidade, mesmo quando, a partir de finais de Oitocentos, tenha alcançado maior relevo uma memória coletiva da Nazaré arreigada nas vivências da pesca artesanal", refere a organização da iniciativa.

 

Na mesma nota enviada às redacções, o Consolata Museu recorda o formato anterior do «Chá com Arte», um evento que "decorria em formato presencial numa das salas da exposição permanente, onde após a degustação de chá e biscoitos, num ambiente intimista, surgia um momento de entrevista e tertúlia com convidados especiais de reconhecido mérito do mundo das artes e cultura", mas aponta este novo formato como uma "adaptação às novas realidades".

 

O «Chá com Arte» pode ser participado aqui: www.facebook.com/mase.fatima

 

 

Mais Notícias Lazer