Notícias de Fátima
Autárquicas 2021 Religião Lazer Sociedade Educação Desporto Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB
Home Lazer Emanuel Moura trouxe o fado humorístico a Fátima em dois concertos este mês

Emanuel Moura trouxe o fado humorístico a Fátima em dois concertos este mês

Lazer - 19 de July, 2021
Emanuel Moura reconhece que faz parte do pequeno grupo de fadistas que se dedica em exclusivo a um género de fado muito específico: o fado humorístico.

Ao Notícias de Fátima, e a propósito dos dois recentes concertos que deu este mês em Fátima, o primeiro no auditório do Salão Paroquial, a 04 de Julho, o segundo ontem, 18 de Julho, no Salão de Festas da Giesteira, o fadista Emanuel Moura conta que nunca lhe “tinha passado pela cabeça cantar, quanto mais fado humorístico”.

 

“Não sou de família de fadistas, nem de músicos, o meu primeiro contacto com o fado foi através de um amigo colega de rádio, que fazia um programa de fados. A minha ligação à música era tocar saxofone na orquestra da minha terra. A partir de 2006/2007 o meu amigo começou a mostrar-me fados humorísticos, porque achava que tinham tudo a ver com a minha personalidade”, recorda o fadista que se mantém ligado à área radiofónica, na Rádio Cister.

 

O instinto do amigo estava certo. Emanuel Moura, de Alcobaça, entendeu “que o fado humorístico fazia todo o sentido na minha forma de estar na vida, por isso nunca enveredei noutro género de fado”.

 

 A sua maior referência no fado humorístico é “Necas Rafael, uma figura pouco conhecida, esquecida”. “Era, já faleceu, uma figura brejeira do Porto que deixou um grande repertório de letras de fado humorístico. Está para o fado humorístico como a Amália está para o fado”.

 

“Nós somos poucos no fado humorístico, uns cinco; só faz fado humorístico quem está tranquilo na vida, tem de se ser cómico, temos de interagir com o público, às vezes é-se brejeiro, outras não, por vezes cantamos apenas histórias com piada, depende dos públicos”.

 

“Em Agosto, ainda não há data anunciada”, Emanuel Moura dá um concerto na Figueira da Foz; a 1 de Dezembro sobe ao palco do Coliseu do Porto.

 

Foto 1 - Emanuel Moura

Foto 2 - O concerto no Salão Paroquial de Fátima, organizado pela Comissão de Jovens nascidos em 1981 (40 anos), onde Emanuel Moura esteve acompanhado à guitarra portuguesa por João Coelho e Nuno Martins e à viola por Paulo Marques

Foto 3 - O concerto no Salão de Festas da Giesteira, organizado pela Comissão de Festas da Giesteira, onde esteve companhado à guitarra portuguesa por João Coelho e à viola por João Viola.  

Mais Notícias Lazer