Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Lazer Levantamento das famílias de Fátima entre 1803 e 1911

Levantamento das famílias de Fátima entre 1803 e 1911

Lazer - 14 de dezembro, 2023
O investigador Vasco Rosa Silva acaba de fazer o levamento completo das famílias de Fátima, entre 1803 (data dos registos mais antigos) e 1911 (altura em que foi criado o Registo Civil).

“O trabalho imenso, mas completo, sobre a informação genealógica de Fátima, demorou cerca de sete meses até ficar concluído”, refere o investigador, salientando que “as localidades mais exigentes foram as de Boleiros (a maior aldeia), Fátima, Moita Redonda e Maxieira”. 

Entre as principais conclusões, Vasco Rosa Silva destaca “o facto de a aldeia de Boleiros ser a maior da freguesia, mas também o facto de essa área da então paróquia de Fátima ter sido fortemente povoada por gente proveniente do termo de Torres Novas, designadamente das actuais freguesias de Chancelaria e Pedrógão”.

Outro aspecto a ter em consideração prende-se com o facto de a “maior parte da população fatimense residir no espaço voltado a Torres Novas e à actual freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém. 

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 30 de Novembro de 2023.

 

https://www.noticiasdefatima.pt/como-colaborar

Mais Notícias Lazer