Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

António Castanheira

17 de abril, 2020

Caminhadas... Covid-19 – “Vai Ficar Tudo Bem”

Este texto aborda a caminhada que agora fazemos em conjunto. É sobre o caminho entre o Vírus Covid19 e a expressão “Vai Ficar Tudo Bem”. É sobre interpretações e sobre palavras.

 

“Ficar tudo Bem” significará que aparecerá um tratamento ou vacina que viabilize a retoma, na plenitude, a uma vida normal. Talvez tenha sido isto que as crianças italianas quiseram expressar ao mundo. Apesar de tudo, esta é apenas uma possível interpretação.

 

No entanto, nas circunstâncias em que vivemos, cada um de nós terá uma interpretação diferente. (…) Existem por isso variadas interpretações para o “Vai Ficar Tudo bem”. Por exemplo, no nosso concelho são vários os empresários e funcionários da restauração, hotelaria, negócios relacionados com turismo e outras empresas e entidades para os quais a caminhada até ao “Vai Ficar Tudo Bem” será incerta, demasiado longa e cheia de obstáculos.

 

Para aqueles que sofrerão com o desemprego ou com a descida dos seus salários esta já estará a ser e será, certamente, uma caminhada mais complexa e mais difícil. Outros farão a caminhada com o trauma de a terem sentido na pele, doentes, profissionais de saúde e de outras áreas que estão envolvidas directamente na “guerra” contra este difícil “ser” microscópico. Mas a caminhada mais longa estará destinada ao luto, à profunda tristeza que entra nos nossos corações aquando a perda insuportável e definitiva daqueles que mais amamos e que não podemos recuperar.

 

Para todos estes as ramificações internas desta experiência serão mais longas e fortes, provocadoras de dor, dificuldade e angústia. Para a maioria de nós este será apenas um momento que quebrou as nossas rotinas, que nos empurrou para os interiores das nossas casas e para o interior de nós próprios.(…) Importa reflectir profundamente sobre estas múltiplas experiências. E talvez seja através da reflexão que todos poderemos retirar algo de bom. Este longo caminho “oferece­ nos uma (in) tranquila possibilidade de reinventar o tempo e o espaço, e, com isso, experimentarmos uma alegre humildade diante do mundo”. Embora retiradas do seu contexto, as palavras poderosas de David Le Breton citadas pelo nosso Cardeal Tolentino Mendonça apaziguam a alma.

 

Podemos considerar que esta época pode ser uma nova caminhada de aprendizagem e sabedoria que nos “permite interrogarmo ­nos sobre nós próprios e sobre as relações que tecemos, mostra­ nos a alternativa e brecha na sombra compacta e férrea onde os dias colidem”.

 

Em suma, independentemente da nossa experiência, esta é uma altura para criarmos uma espécie de capacidade para nos olharmos de fora e de forma mais objectiva. Penso que pela primeira vez nas nossas vidas poderemos estar todos a sentir ao mesmo tempo a rotação do mundo, aquela sensação de que algo mudou, que, como numa série televisiva, estamos a passar de uma temporada para a outra.

 

Para todos os que sofrem e irão sofrer com esta nova temporada, com este novo caminho, fica o poder das palavras. É importante continuar mesmo quando as coisas estão difíceis, mesmo quando temos dúvidas. Estes momentos derrubam ­nos, continuar no chão é desistir. A esperança ou “Vai Ficar Tudo bem” é apenas a humilde expectativa de que amanhã será um pouco melhor do que hoje. (…)

 

Gostaria de dedicar este texto a todos os responsáveis, técnicos e auxiliares dos lares do nosso concelho.

Últimas Opiniões de António Castanheira